É empreendedor e trabalha a partir de casa? Siga algumas dicas

Trabalhar a partir de casa em vez de integrar uma incubadora é uma opção que alguns empreendedores europeus estão a seguir. Contudo, existem algumas estratégias que deve adoptar para não correr o risco de ver o negócio ir por água abaixo.

Nem todos os empreendedores começam os seus projetos integrados num hub ou numa incubadora. Muitos começam a dar os primeiros passos a partir de casa. O Reino Unido é um exemplo dessa realidade onde o número de negócios criados em casa atingiu os 2.7 milhões em 2017, crescendo cerca de 40% desde o ano 2000.

Há negócios on-line incríveis que emergem de pequenos países ou que costumavam ser associados a países que não são startup-friendly. O que está a acontecer atualmente na Europa de Leste, por exemplo, com empresas como a TransferWise ou a Skype, demonstra exatamente isso. Como fazer para colocar essas start-ups remotas em ação? Qual é a receita secreta para quem está envolvido nessas histórias de sucesso. Quais são os altos e baixos de iniciar o seu negócio a partir de casa, longe dos hubs empreendedores?

Baptiste Debever, fundador do Feedier, um produto online, partilhou com o Entrepreneur o que aprendeu com a criação de um produto a partir de casa. Apresentamos algumas das suas recomendações para quem pensa seguir a mesma estratégia de negócio.

Aprenda com os melhores
Há um mito em torno do empreendedorismo de que se não estiver incubado num hub, onde está cercado por mentores e pessoas que o inspiram, coloca-se numa situação difícil.
Mas este parece ser apenas um mito, segundo o fundador do Feedier. Este profissional aconselha todos os potenciais empreendedores a refletirem sobre se o facto de não estarem incubados devem impedi-los, ou não, de iniciar o seu negócio. A verdade é que pode ter sucesso sem estar incubado, por exemplo, numa Station F (cita a realidade francesa). Pode facilmente chegar ao target de pessoas inspiradoras que ali desenvolvem os seus negócios, apresentando-se através do LinkedIn, contatando-os através desta plataforma.
Comporte-se como um ser humano, seja amigável e apresente o seu produto a potenciais parceiros, sem ser invasivo e agressivo. Perceba bem o que seu interlocutor faz e faça o trabalho de casa para descobrir como pode ajudá-lo.

Você não sabe tudo e deve estar bem com isso. A humildade deve ser um traço importante. Há sempre mais para aprender e, portanto, há sempre espaço para crescer. Existem grandes comunidades on-line em que pode participar – como os IndieHackers – como canais de feedback. Desde que se comporte como uma pessoa agradável, vai ter um percurso bem-sucedido.

Distinga a vida pessoal da profissional
Isto é verdade para toda a gente, mas particularmente verdade para o pessoal empreendedor. Quem trabalha a partir de casa, facilmente pode ficar refém de trabalhar a partir do quarto ou num ambiente mais desleixado. Por isso, há uma regra fundamental: tenha em mente que deve diferenciar e equilibrar o seu tempo entre amigos, tempo de trabalho e tempo para relaxar, de modo a garantir que essas diferentes áreas da sua vida estão claramente definidas. É fundamental criar um espaço de trabalho apropriado. E mesmo que esteja muito ocupado e a agitação seja grande, não se exceda. Mantenha sempre o foco nos três pontos referidos e distribua bem o seu tempo.

Aplique o mesmo aos seus colaboradores
Lutar para ter o melhor ambiente para si mesmo é muito importante, mas isso também se aplica aos seus funcionários. Se quer que os seus parceiros de negócios estejam envolvidos e comprometidos com o sucesso do negócio tanto quanto você, é imperioso que crie uma cultura de trabalho positiva e eficaz. Isso aplica-se inclusivamente aos funcionários que trabalham remotamente. Pergunte-lhes onde trabalham e vivem, como é o seu ambiente de trabalho e ajude-os a melhorá-lo se for necessário.

Crie sua própria rotina
O sucesso não acontece sem a organização e o planeamento apropriados. As pessoas bem-sucedidas têm sua própria rotina e geralmente gostam de partilhar as suas dicas. Pesquise aqueles que admira e aprenda com eles.
Mas, isso não é tudo. Só vai conseguir ganhos de produtividade incríveis se fizer uma gestão de tempo adequada e se se focar. Estas são as chaves do sucesso para quem trabalha a partir de casa, porque a liberdade de poder trabalhar em qualquer lugar também pode ser o seu pior inimigo se não for disciplinado e tiver hábitos saudáveis. Com humildade, coragem e paixão pode ser um empreendedor, apesar dos obstáculos que terá de superar ao longo do caminho, mas estes também podem impulsioná-lo e maximizar suas hipóteses de sucesso.

Comentários

Artigos Relacionados