Empreende XXI vai ajudar a criar, desenvolver e financiar projetos empresariais

Desenhado para apoiar a criação de novos projetos empresariais, o programa Empreende XXI foi apresentado ontem. A iniciativa é do IEFP e da Startup Portugal.
Numa parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Startup Portugal, o Empreende XXI deu início ontem ao processo de candidaturas, numa apresentação realizada no Hub Criativo do Beato, em Lisboa, e onde marcaram presença o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, e o da Economia, Pedro Cilínio.
O Empreende XXI trata-se de um programa que apoia todas as pessoas inscritas no Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) que queiram criar o seu próprio negócio. O objetivo é ajudar financeiramente a criação de empresas e a criação do próprio emprego, proporcionar formação profissional, mentoria e consultoria especializadas na área do empreendedorismo,
O programa vai apoiar os projetos num montante até 85% do total elegível, 40% via subsídio não reembolsável e 45% via empréstimo sem juros. Os restantes 15% deverão ser assegurados por capitais próprios. O apoio do IEFP não pode exceder os 200 mil euros.
O Empreende XXI está aberto a qualquer pessoa inscrita no IEFP que possua uma ideia de negócio económico-financeiramente viável. Assim, são elegíveis os projetos de criação de empresas ou do próprio emprego, que envolvam, nomeadamente, constituição de entidades privadas com fins lucrativos, a constituição de cooperativas, o desenvolvimento de atividade como trabalhador independente, com rendimentos empresariais ou profissionais.
Os promotores dos projetos serão apoiados por uma rede de Entidades de Acompanhamento (incubadoras credenciadas, que, além de os ajudarem no desenvolvimento do projeto de negócio e no processo de candidatura, também vão avaliar as candidaturas, através de uma análise da viabilidade económico-financeira dos projetos; disponibilizar serviços de mentoria e consultoria especializada, nos três primeiros anos de vida do projeto; e organizar ações de formação em diversas áreas de competência e ações de divulgação e informação sobre a presente medida.
“Este é um programa com uma capacidade financeira inédita para este duplo objetivo de dinamizar o ecossistema empreendedor e, ao mesmo tempo, incentivar a criação de emprego em Portugal”, explicou António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal. Acrescentou ainda que “a participação das incubadoras como entidades de acompanhamento do programa “no terreno” é um aspeto a salientar, na medida em que valoriza e tira partido dos seus vastos conhecimentos, implantação e capacidade de acrescentar valor ao ecossistema empreendedor nacional”.