EIT vai premiar mulheres europeias inovadoras. Inscrições até 25 de setembro.

O European Prize for Women Innovators distingue as mulheres empreendedoras com inovações disruptivas.
Promovido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) e pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC), o prémio da União Europeia para mulheres inovadoras, o European Prize for Women Innovators, visa celebrar, incentivar e reconhecer mulheres que, através dos seus projetos inovadores e revolucionários, impulsionam mudanças positivas na sociedade e no meio ambiente, além de procurar sensibilizar para a necessidade de haver mais mulheres líderes em ciência, tecnologia e empreendedorismo.
As candidaturas estão a decorrer até dia 25 de setembro e está em causa a atribuição de nove prémios, em três categorias. São elas Women Innovators, na qual serão premiadas as três melhores candidaturas, com prémios que vão dos 100 mil euros, para o primeiro lugar, até aos 50 mil para o terceiro lugar; Rising Innovators, destinada a “Inovadoras Emergentes” com menos de 35 anos, com os prémios de 50 mil, 30 e 20 mil euros, para as três primeiras vencedoras; e o EIT Women Leadership Award, que reconhecerá mulheres líderes excecionais da comunidade EIT. Neste caso, a vencedora receberá 50 mil euros e o segundo e terceiro lugares 30 mil e 20 mil euros, respetivamente.
A edição de 2024-2025 do European Prize for Women Innovators pretende destacar a importância da diversidade de género na inovação, ao mesmo tempo que procura inspirar a próxima geração de mulheres líderes em ciência, tecnologia e empreendedorismo.