Egas Moniz inaugura clínica com foco no bem-estar e saúde mental dos estudantes
Faculdade implementa programa PlenaMENTE que promove a saúde mental no ensino superior. Profissionais irão trabalhar de forma personalizada com os estudantes.
A Egas Moniz School of Health and Science inaugurou a Clínica Universitária PlenaMENTE – Bem-estar e Saúde Mental, programa de promoção de saúde mental no ensino superior, que será conduzido por uma equipa multidisciplinar composta por psicólogos, sociólogos, enfermeiros especialistas, psiquiatras e outros profissionais de saúde. Esta equipa trabalhará de forma personalizada com os estudantes, oferecendo um acompanhamento ajustado às necessidades individuais, de forma a que estes tenham as ferramentas necessárias para enfrentarem os diferentes desafios académicos com confiança e equilíbrio.
A iniciativa financiada pela Direção Geral do Ensino Superior inclui recursos e serviços que serão disponibilizados aos estudantes da faculdade Egas Moniz, tais como: consultas individuais de psicologia, psiquiatria e de enfermagem; grupos psicoterapêuticos e de ajuda mútua; podcasts educativos sobre temas relacionados com a saúde mental, o bem-estar subjetivo e a gestão de situações académicas; workshops sobre gestão de stress, ansiedade e saúde mental; uma linha de apoio telefónico para aconselhamento e suporte imediato; e ainda um website interativo com ferramentas úteis para identificar e gerir as emoções, o stress e a ansiedade, explica a Egas Moniz School of Health & Science em comunicado.
José João Mendes, presidente da direção da Egas Moniz School of Health & Science, refere que “tem-se observado um aumento do número de estudantes universitários com problemas de saúde mental, que necessitam de serviços de apoio psicológico, e a Egas Moniz identificou, assim, a urgência de intensificar as ações de promoção de saúde mental e de prevenção de doença mental nos nossos estudantes com a criação desta clínica”. Já Catarina Ramos e Aida Simões, docentes na Egas Moniz e coordenadoras do programa PlenaMENTE, indicam “que todas as atividades desenvolvidas no PlenaMENTE serão adaptadas às necessidades específicas dos estudantes e à cultura da nossa instituição, dando prioridade à disponibilização e acesso a recursos, assim como à participação ativa dos estudantes”.
A clínica tem por base o modelo Stepped Care, que ajusta as intervenções a partir de três níveis (baixa, moderada e elevada intensidade), conforme as necessidades individuais. Após a avaliação, existem duas áreas de intervenção que podem ser desenvolvidas com os estudantes: a primeira com foco na promoção da saúde mental e prevenção da doença mental; e a segunda com a promoção de competências de gestão de situações académicas, como por exemplo gestão de stress, regulação emocional, integração no meio académico para alunos deslocados, organização e gestão de tempo.