Francisco Alegre Duarte é o diplomata económico do ano

O embaixador de Portugal em Angola foi o chefe da missão diplomática que mais se destacou pelo apoio à internacionalização das empresas portuguesas.
Francisco Alegre Duarte, embaixador de Portugal em Angola, é o distinguido da edição deste ano do Prémio Francisco de Melo e Torres, atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) em consenso com o Instituto Diplomático. Esta distinção reconhece anualmente o chefe de missão diplomática que mais se destacou pelos resultados no apoio à internacionalização das empresas portuguesas e na promoção da imagem de Portugal.
O prémio será entregue hoje, durante o Growth Forum 2025, o principal evento anual da CCIP, que este ano será inteiramente dedicado ao continente africano e às oportunidades do mercado africano.
A escolha coube à CCIP em coordenação com o Instituto Diplomático, com base “no contributo exemplar do embaixador Francisco Alegre Duarte para o fortalecimento das relações económicas bilaterais entre Portugal e Angola, promovendo o investimento, o comércio e a cooperação empresarial entre os dois países”, explica a CCIP em comunicado.
Francisco Alegre Duarte nasceu em 1973 na Argélia. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, possui uma pós-graduação em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, e foi bolseiro do United Nations Institute for Training and Research na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
Desde o início da sua carreira diplomática, em 1998, exerceu funções em diversas missões no exterior, incluindo Timor-Leste, Nova Iorque (junto das Nações Unidas), Angola e Itália. Desde 1 de março de 2022, é embaixador de Portugal em Angola, tendo apresentado credenciais ao Presidente João Lourenço a 9 de março desse ano. O seu percurso distingue-se pela capacidade de diálogo, visão estratégica e dedicação ao aprofundamento das relações externas de Portugal, com especial enfoque no eixo económico.