Economizar 5 euros por dia é mais fácil do que reservar 150 euros por mês, diz estudo
É mais doloroso “perder” uma grande quantia numa conta poupança, conclui um estudo realizado por investigadores da Universidade da Califórnia, que avançam que as pessoas têm quatro vezes mais probabilidade de começar a poupar se se concentrarem em economizar 5 euros por dia.
Qual é o melhor método de poupança? Existem muitas fórmulas, como o uso de aplicações, para ajudá-lo a controlar os gastos, a eliminar algumas das despesas supérfluas ou a projetar um bom planejamento financeiro.
Um estudo de Shlomo Benartzi e Hal Hershfield, da Universidade da Califórnia, conclui que as pessoas têm quatro vezes mais probabilidade de começar a poupar se se concentrarem em economizar 5 euros por dia em vez de 150 euros por mês.
Segundo o estudo citado pela Times, isto ocorre porque as pessoas têm maior probabilidade de ver esse número mensal maior como uma meta inacessível, enquanto um número menor pode ser mais fácil de gerir.
Nesse sentido, uma “perda” de 5 euros por dia é mais atraente porque é mais baixa. Psicologicamente, é mais doloroso “perder” uma grande quantia de 150 euros numa conta poupança.
Da mesma forma, outro dado curioso que a investigação mencionada evidencia é que a poupança em pequenas quantidades se traduziu num número maior de pessoas capazes de ter um equilíbrio positivo entre receitas e despesas.
Economizar pequenas quantias de dinheiro todos os dias pode ajudá-lo, por exemplo, a criar um fundo de emergência, que permitirá enfrentar qualquer contingência, mas também é uma boa tática para investir, sempre com o objetivo de superar a inflação e diversificar o máximo possível, ou para outro grande objetivo financeiro, sugere o estudo.








