Doutor Finanças apresenta três novas propostas para reforçar literacia financeira

Com o lançamento do Centro de Bem-Estar, do Referencial de Competências e do Diagnóstico de Competências Financeiras, o Doutor Finanças reforça o seu contributo para reforçar a literacia financeira no mercado português.

O Doutor Finanças apresentou o Referencial de Competências em Literacia Financeira, um documento que pretende contribuir de forma ativa para o reforço da literacia e para um debate mais estruturado sobre esta temática. Identifica as competências essenciais que os cidadãos devem desenvolver ao longo das diferentes fases do ciclo de vida, integrando conhecimento, comportamento e tomada de decisão.

Mais do que um conjunto de conceitos teóricos, o documento assume a literacia financeira como uma competência prática e dinâmica, fundamental para decisões mais informadas em áreas como gestão do orçamento, poupança, crédito, planeamento financeiro, e preparação para imprevistos.

Paralelamente, o Doutor Finanças lançou também um Diagnóstico de Competências Financeiras, uma ferramenta que permite avaliar individualmente o nível de literacia financeira, identificar oportunidades de melhoria e orientar, de forma prática e personalizada, o desenvolvimento de comportamentos de evolução financeira mais sustentáveis. O diagnóstico ajuda cada pessoa a compreender o seu ponto de partida e a desenvolver, de forma progressiva, comportamentos financeiros mais sólidos e informados.

Sérgio Cardoso, Chief Education Officer, do Doutor Finanças, explicou que “o Referencial e o diagnóstico de competências financeiras permitem compreender onde estamos, o que precisamos de melhorar e como evoluir de forma consistente. Quanto mais clareza e apoio tivermos, mais preparada estará a sociedade para enfrentar desafios, reduzir vulnerabilidades e criar oportunidades reais de progresso”.

As novidades foram apresentadas no âmbito da inauguração do Centro de Bem-Estar, um espaço Doutor Finanças dedicado à capacitação, formação e acompanhamento das pessoas ao longo do seu percurso financeiro. Trata-se de uma iniciativa que reflete a convicção de que o bem-estar financeiro é um pilar essencial da autonomia, da resiliência e da tranquilidade das famílias, e um espaço que terá uma programação com iniciativas e formações dedicados a públicos diferenciados.

” O Centro de Bem-Estar nasce para juntar esforços, unir conhecimento e criar soluções que nenhum de nós conseguiria sozinho. A constituição do Conselho Consultivo é o primeiro passo desse compromisso coletivo: alinhar visões, construir pontes e acelerar o caminho para tirar Portugal da cauda da Europa, elevando a literacia financeira a um novo patamar, mais forte, mais justa e verdadeiramente transformadora”, explicou Vanda de Jesus, co-CEO do Doutor Finanças.

Comentários

Artigos Relacionados