Opinião

Dos dados à sabedoria nos negócios

Luís Madureira, partner da ÜBERBRANDS

“Os Dados são o novo petróleo.” – Clive Dunhumby. Mais recentemente tem-se vindo a realçar o facto de sem refinar os dados, não temos “gasolina” ou “gasóleo” para “fazer andar” o negócio. Mas que “gasolina” é esta?

A maior parte de nós confunde os conceitos básicos que vão dos Dados à Sabedoria. O problema, como o apresentaria Sócrates, é: “O Conhecimento começa com a definição dos termos.” – Sócrates

Assim, se não soubermos o que significam os termos / nomes dos conceitos que estamos a usar, então dificilmente chegaremos ao conhecimento. E sem conhecimento não há Sabedoria. Como assim?

 Pirâmide da Sabedoria (adaptação do autor)

Dados são a forma mais granular da Sabedoria, e traduzem-se em sinais, símbolos ou acontecimentos / eventos.

Informação é o resultado do processamento dos Dados, como por exemplo uma mensagem com sentido ou uma implicação (ex.: se eu for visto no mesmo sítio em alturas diferentes (Dados), então eu fui visto 2 vezes no mesmo sítio (Informação). Estamos a falar de Analytics, ou Analítica em português.

Insight resulta da compreensão da informação. Por exemplo, se alguém quiser encontrar-me, então pode usar essa informação como um input para tomar uma decisão, ou seja, o que fazer para me encontrar. Podemos ainda considerar um insight como uma hipótese, ou perspetiva, que resulta da tentativa de compreender a Informação que temos. Como por vezes não temos toda a informação sobre um determinado assunto, então pode acontecer que o insight não é correto, o que implica uma má decisão, ou não ótima.

Intelligence ou informações (em português), é a capacidade de tomar uma decisão ou desenvolver uma estratégia com base no insight, ou seja, só temos informações quando podemos tomar uma decisão.

Conhecimento resulta de verificar o insight como verdadeiro. Ou seja, as Leis da Física começaram por ser insights que como se verificam sempre se tornaram conhecimento, ou seja são sempre verdadeiros.

Sabedoria resulta do melhor uso possível do Conhecimento de que dispomos. Na prática, resulta de tomar a melhor decisão possível ou desenvolver a estratégia mais eficiente, a que atinge o objetivo com o menor número de esforço ou recursos.

E porquê este foco nas definições? Porque só assim percebemos qual o verdadeiro obstáculo ao sucesso das organizações, sejam elas multinacionais, pequenas e médias empresas ou start-ups. Este obstáculo está na falta de Intelligence. A maioria das organizações continua a desenvolver Analytics o que, por si só, não resolve nada, apenas informa. O que as organizações precisam é de saber os potenciais caminhos (as estratégias) ou alternativas (decisões) que têm à sua disposição. É assim necessário, hoje mais do que nunca, compreender os Analytics. Este processo permite desenvolver insights suficientes para tomar a melhor decisão possível dado o contexto competitivo. Se precisar de ajuda para aprender como, junte-se a . Se já sabe como, aplique o Competitive Intelligence, torne-se “Sábio”. É que a Sabedoria, resulta não só do Conhecimento, mas também, e muito, da sua aplicação prática!

 “Estamos afogados em informação, mas esfomeados de conhecimento” – John Naisbitt

Comentários
Luís Madureira

Luís Madureira

Luís Madureira é fundador da ÜBERBRANDS, uma boutique de consultoria estratégica que ajuda organizações e os seus líderes a navegar o ambiente competitivo com sucesso. É Chairman da SCIP Portugal e Fellow do Council of Competitive Intelligence Fellows desde 2018. É keynote speaker e professor premiado a nível internacional (PT, US, FR, ES, SI, UK), nomeadamente pelos alunos do Ljubljana MBA por duas vezes consecutivas. Acumula o cargo de Global Competitive Intelligence Practice Lead da Presciant e previamente da OgilvyRed,... Ler Mais..

Artigos Relacionados