Início Artigos de Luís Madureira
Luís Madureira

Luís Madureira

Luís Madureira é fundador da ÜBERBRANDS, uma boutique de consultoria estratégica que ajuda organizações e os seus líderes a navegar o ambiente competitivo com sucesso. É Chairman da SCIP Portugal e Fellow do Council of Competitive Intelligence Fellows desde 2018. É keynote speaker e professor premiado a nível internacional (PT, US, FR, ES, SI, UK), nomeadamente pelos alunos do Ljubljana MBA por duas vezes consecutivas. Acumula o cargo de Global Competitive Intelligence Practice Lead da Presciant e previamente da OgilvyRed, possui uma vasta experiência em consultoria – Ogilvy Consulting, ÜBERBRANDS – e no grande consumo - Diageo, Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, United Coffee, e Heineken. Desempenhou ainda cargos de liderança em Competitive Intelligence, Estratégia, Marketing e Vendas, a nível local e global. Autor do SMINT, a primeira abordagem ao CI em tempo real, e do INNOVaction, um programa de inovação end-to-end. Licenciado pela NOVA SBE em Economia, possui a certificação CIP-I&II pela Academy of Competitive Intelligence, e é Doutorando da NOVA Information Management School (IMS), em Sistemas de Gestão de Informação e Decisão.

Competir em ecossistemas vs. modelo de negócio

A maior parte dos executivos e empreendedores poderá ainda não se ter apercebido, mas, atualmente, a concorrência não se desenrola ao nível das suas organizações, mas sim ao nível dos ecossistemas onde estão inseridas.

Porque todos os empreendedores deveriam ser doutores

Ser empreendedor envolve tomar riscos calculados, gerir recursos e adaptar-se a circunstâncias em mudança para construir e fazer crescer um negócio bem-sucedido. Parece fácil – não é!

Como ser inteligente num mundo inteligente

No último artigo abordei o tema da Augmented Intelligence como a abordagem para aumentar a nossa performance e a das nossas organizações. No presente artigo vou aprofundar a primeira parte da questão, ou seja, como nos mantemos inteligentes num mundo cada vez mais inteligente?

Augmented Intelligence

A “febre do ChatGPT” tomou de assalto as nossas conversas e as redes sociais. Os “Data Scientists de bancada” revelaram o seu know-how à pressão e regurgitaram aquilo o que o próprio ChatGPT lhes respondeu. E daí? Daí que ficámos todos um pouco mais desinformados num mundo já em Information Overload – o ponto onde temos mais informação do que aquela que conseguimos processar. Mas não era exatamente este excesso de dados e informação que o ChatGPT vinha resolver?

Decisões estratégicas Intelligence-Driven para 2023

O 'Negócios' publicou a 2 de janeiro, desta vez em Edição Especial, a prospetiva de 163 líderes portugueses para o ano de 2023. Como já vem sendo habitual, analisei as contribuições dos referidos líderes com a mesma metodologia e recurso a Artificial Intelligence (AI) que usei em 2020, 2021 e 2022.

Lean Intelligence Funnel

No artigo anterior enderecei o fenómeno das start-ups 'Born Global’. Este artigo é novamente inspirado na recente Tour que fiz pela Escócia e o contacto que tive com o ecossistema de empreendedorismo tecnológico. Foca-se na forma de resolver um dos desafios identificados no início do artigo usando o Lean Intelligence Funnel© (LIF).

Born Globals & VUCA Transposto

Este artigo é inspirado numa Tour que fiz recentemente pela Escócia e o contacto com o Ecossistema de Empreendedorismo Tecnológico Escocês.