Entrevista/ “A cultura é o maior desafio com a transformação digital”
Presidente, analista e consultor no Center for Digital Intelligence, Kevin Benedict é um dos oradores convidados do Mobile Edge, que se realiza amanhã, onde vai debater o tema “Competing in the Future – Speed, Clocks, Agility and Culture”. Ao Link to Leaders falou do impacto que a transformação digital tem no universo empresarial.
Lisboa teve um congresso de transformação digital em setembro. Uma das ideias principais foi que a humanidade ainda está no estágio inicial da transformação digital e que ainda temos uma grande maratona à nossa frente. Concorda com isso?
Nós experimentámos uma transformação digital significativa desde o boom das empresas dotcom no final da década de 1990, mas depois de 2007, quando o iPhone foi lançado, a internet de banda larga de alta velocidade tornou-se uma transformação digital omnipresente e acelerada. Na minha opinião, as tecnologias digitais que já estão disponíveis hoje podem ser recombinadas em muitas maneiras novas para acelerar exponencialmente a transformação digital nos próximos cinco anos. Os avanços em inteligência artificial e a automação de processos robotizados irão usar as tecnologias existentes e torná-las muito mais inteligentes.
Sendo um especialista em transformação digital, qual o erro mais comum que as empresas fazem no seu processo de mudança digital?
Em pesquisas recentes com 500 gestores de topo, os maiores erros que as empresas estão a fazer são agirem muito devagar, não investindo o suficiente em novas tecnologias e empregando a liderança errada (uma liderança incapaz de ajustar sua mentalidade às empresas digitais).
Os dados digitais armazenados estão a crescer exponencialmente. Quais são as suas previsões sobre o grande negócio de análise de dados para a próxima década?
Crescerá mais rápido do que nunca. Dados, análise de dados e reação às ideias é onde as batalhas competitivas estratégicas serão travadas daqui para a frente.
Com base nas suas previsões, que indústrias serão as mais afetadas por essa mudança?
Indústrias baseadas em conhecimento e informação: finanças, bancos, seguros, saúde, educação, media, etc.
Qual é a sua opinião sobre a performance de Portugal na área digital? Estamos atualizados com as transformações digitais no mundo?
A cultura é o maior desafio com a transformação digital. Os líderes são os entusiastas campeões da transformação digital? Estarão os funcionários dispostos a aprender novas tecnologias e processos de negócios e a transformarem-se digitalmente? Estas são as chaves para qualquer organização ao redor do mundo. Se os líderes resistem ou atrasam a ação, se os funcionários tiverem uma resposta lenta, então eles tornam-se menos competitivos no mercado global