Crowdfunding do mês: Projeto dinamarquês de canábis angaria fundos na Goparity
Os fundos captados pela empresa dinamarquesa Valcon Medical serão aplicados no desenvolvimento de soluções terapêuticas com canábis medicinal para doentes em toda a Europa
A Valcon Medical A/S é uma empresa especializada na produção de extratos de canábis medicinal, que integra um programa-piloto da Dinamarca que acaba captar um financiamento de 300 mil euros, em apenas cinco dias, na plataforma portuguesa de Goparity. Aquela que é a primeira campanha de crowdlending em Portugal para um projeto deste setor de atividade contou com um total de 1774 investidores, de 23 países.
Entre os investidores que contribuíram para este projeto através da Goparity, seis foram empresas – perfazendo um total de 8.050s euros – e os restantes foram pessoas individuais. O maior investimento registado foi de 10 mil euros e a média rondou os 170,98 euros por investidor.
Os fundos angariados nesta campanha serão utilizados para a expansão do portefólio de produtos, para aumentar a capacidade de produção, desenvolvimento de produto, atualizações tecnológicas e expansão operacional. O objetivo é continuar a levar bem-estar aos doentes em toda a Europa, ao permitir o acesso a medicamentos alternativos que tenham um impacto positivo em problemas de saúde como a dor crónica, a epilepsia e outras doenças graves. Este financiamento vai permitir que a Valcon Medical continue a criar oportunidades de inovação no setor.
“O processo de crowdlending não só foi rápido e eficiente, como também nos permitiu estabelecer contacto com uma comunidade de investidores que partilha a nossa visão. Este tipo de financiamento desempenha um papel central no crescimento da Valcon Medical, permitindo-nos acelerar os nossos projetos e fazer chegar as nossas inovações ao mercado mais rapidamente”, afirmou Pete Patterson, CEO da Valcon Medical.