Crowdfunding do mês: Café Joyeux e Goparity juntas em campanha de financiamento colaborativo
A Goparity está a fazer uma campanha de financiamento colaborativo para o Café Joyeux. Objetivo: angariar investidores para apoiar o crescimento de solução inclusiva para pessoas com dificuldade intelectual.
A plataforma de financiamento colaborativo Goparity lançou uma nova campanha em conjunto com o Café Joyeux, para contribuir para a expansão desta que é a primeira família de cafés-restaurantes solidários e inclusivos em Portugal, já que oferece emprego e formação a pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento (DID).
A campanha tem como objetivo angariar 10 mil euros através de crowdlending para investir no desenvolvimento e divulgação da loja online Joyeux.pt, um projeto criado recentemente com o objetivo de alcançar um público mais alargado para ajudar a garantir a sustentabilidade financeira do projeto.
Qualquer pessoa pode investir através da plataforma com o mínimo de cinco euros, que renderão juros anuais de 4,85%, pagos mensalmente durante dois anos. Ao investir estarão a contribuir para aproximar a sociedade da diferença, caminhando para um futuro mais justo e igualitário.
De acordo com a Filipa Pinto Coelho, CEO do Café Joyeux, “como qualquer empresa necessita de investimento para crescer e se tornar rentável, também o Café Joyeux, no seio da Associação VilacomVida, necessita desta aposta para que a sua rentabilidade possa ajudar a criar mais postos de trabalho para estas pessoas incríveis que queremos formar e empregar na comunidade”. Desta forma, acrescenta, “é para nós um privilégio podermos contar com o olhar atento e responsável da comunidade de investidores sociais que a Goparity é capaz de mobilizar, com os projetos de qualidade que propõe. Do nosso lado, fica o total compromisso de fazer render, em impacto, cada cêntimo que será investido neste projeto”.
Nuno Brito Jorge, fundador e CEO da Goparity, lembra que “a inclusão da diferença intelectual na nossa sociedade é urgente e não pode ser deixada para segundo plano. É um prazer podermos ter uma pequena marca no Café Joyeux e abrir as portas para que a nossa comunidade de investimento consiga ver que projetos com maior impacto social também podem ser negócios fortes”.
Refira-se que em Portugal existem mais de 12.000 pessoas com Síndrome de Down/Trissomia 21 e mais de 2.300 famílias têm uma ou mais crianças diagnosticadas com autismo. Demonstrar a capacidade de integração profissional, para que estas pessoas não estejam obrigadas a soluções de cariz ocupacional, é prioritário, um trabalho que o projeto Café Joyeux tem vindo a desenvolver desde a sua criação no final de 2021, com a abertura do primeiro espaço na Calçada da Estrela, em Lisboa. Atualmente, dispõe de quatro cafés, entre Lisboa e Cascais.








