Na hora de escolher um espaço para a sua empresa, opte pelo local ideal para instalar o seu novo projeto de empreendedorismo.

No mundo das start-ups tudo se move à velocidade da luz. Aumento do capital de risco, contratação de funcionários e afinar o produto ou serviço de acordo com as necessidades do mercado para o tornar um sucesso. Com a equipa de direção focada na viabilidade do produto/serviço e da própria empresa, muitas vezes a análise estratégica das necessidades reais para o espaço de escritório é descurado.

É algo que acontece com frequência: a empresa A está a crescer rapidamente e a contratar novos funcionários e fecha um contrato de arrendamento de um escritório por vários anos. Pouco tempo depois da mudança, o espaço revela-se subdimensionado para o crescimento real da empresa. As salas estão cheias, há equipas estão a trabalhar nos corredores, a sala de reuniões ou conferência está a ser usada como espaço de trabalho normal.

A formação estratégica de cada empresa é diferente, dependendo de uma multiplicidade de factores como, por exemplo, orçamento, projeções concretas ou contáveis, prazos, numero de colaboradores, etc. -, mas existem algumas regras básicas que podem ajudar a iniciar o processo de seleção e a conversação.

As empresas vivem momentos diferentes que afectam a sua dimensão e necessidades (inserção de capital, crescimento rápido, redução de número de funcionários, etc.), e como tal é importante perceber qual o espaço de trabalho mais adequado para o momento que a start-up está a viver: desde o espaço num co-work a um contrato de longo prazo de um escritório.

No mundo dos imóveis comerciais raramente as questões não são simples e os termos variam consoante os promotores imobiliários. No entanto, há várias perguntas básicas que devem ser respondidas ao avaliar o espaço do escritório para uma start-up, segundo o TechCrunch:

  • Quando é que um co-work é uma solução eficaz? Quais são os prós e os contras desta opção?
  • Quando é adequado o arrendamento de uma sala?
  • Qual a altura ideal para assumir um compromisso de longo prazo e optar por um escritório tradicional?

Para cada uma das questões acima, deverão ser avaliadas os benefícios e as desvantagens de cada uma das opções. Deste modo é possível tomar decisões mais acertadas sobre o espaço a usar para a instalação da empresa consoante a fase de crescimento em que se encontra.

Comentários