Protechting: 14 start-ups competem por 10 mil euros e roadshow na China

Já são conhecidas as 14 start-ups finalistas do programa de aceleração no setor dos Seguros e da Saúde. Em jogo está um prémio monetário de 10 mil euros para o melhor projeto de negócio e um roadshow na China.
O Protechting, o programa de aceleração no setor dos seguros e saúde, promovido pela Fidelidade e pela Fosun, em parceria com a Beta-i, anunciou as 14 start-ups que vão ter acesso à fase final, que decorre de 22 de maio a 7 de julho.
“Esta edição do Protechting tem despertado o interesse de start-ups de várias áreas de atividade, vindas de indústrias tão diversas como a consultoria, mobile, finanças, seguros, imobiliário, energia ou cleantech, por exemplo”, adiantou Manuel Tânger, cofundador da Beta-i.
As equipas selecionadas vêm de países como a Espanha, Itália, China, África do Sul, Irlanda, Brasil, Alemanha, Suíça, Reino Unido ou Estados Unidos, para além de Portugal.
Em jogo está um prémio monetário de 10 mil euros para o melhor projeto de negócio e um roadshow na China para os três melhores projetos, com acesso a alguns dos maiores investidores mundiais, podendo ainda beneficiarem de uma participação de capital, ou integrarem os seus negócios na Fidelidade ou numa das empresas do grupo Fosun.
Segundo avança o Dinheiro Vivo, as start-ups selecionadas têm acesso a workshops, a um pacote de seguro e ao contacto com mentores nacionais e internacionais, como Stephan Morais, diretor executivo da Caixa Capital, Carlos Silva, cofundador e CEO da Seedrs, Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde e Vasco Pedro, CEO da Unbabel.
Através deste programa, a Fidelidade e a Fosun pretendem estimular a criação de uma cultura de inovação, facilitando o acesso a recursos importantes para a evolução e concretização de ideias de negócio.
Para Sérgio Carvalho, diretor de marketing da Fidelidade, “nesta segunda edição as equipas selecionadas apresentam já um bom grau de maturidade e desenvolvimento, o que permite antever um bom fit com o negócio da Fidelidade e da Fosun”.
Conheça as 14 start-ups selecionadas:
Amiko – Itália – Esta start-up desenvolve soluções digitais que apoiam os cuidados respiratórios, através da recolha de dados sobre como os pacientes utilizam os medicamentos. Com recurso a sensores avançados e a mobile computing e grandes volumes de dados, pretende redesenhar este tipo de cuidados.
Bdeo – Espanha – A Bdeo é uma aplicação móvel que permite a peritagem através de vídeo, ao ligar-se a um perito da empresa de seguros. Esta solução permite avaliar os danos causados em poucos minutos.
Coinscrap Finance – Espanha – Esta aplicação arredonda cada compra feita com cartão de crédito ou de débito, sendo a diferença transferida para uma conta poupança.
ifileme – África do Sul – Trata-se de uma solução para partilhar e assinar documentos através da cloud, de forma segura.
Kuveda – Estados Unidos – Fornece uma plataforma SaaS (software as a system) a médicos e pacientes, com grande volume de dados clínicos com o objetivo de ajudar a tomar decisões em casos de cancros com perfil molecular único.
NeuroPsyCAD – Portugal – Oferece relatórios de risco personalizados para diversas patologias neuropsiquiátricas.
PeekMed – Portugal – Fornece soluções pré-operatórias 3D para cirurgias ortopédicas de forma a diminuir o tempo das cirurgias e os custos de esterilização.
RiskApp – Itália – Disponibiliza ferramentas que permitem às seguradoras estimar o risco e consultar os clientes sobre as melhores práticas de subscrição de uma apólice, graças a um algoritmo que calcula os riscos de perdas para as seguradoras.
Sandclaus Tech – China – Solução de Internet of Things para a indústria seguradora.
UpHill – Portugal – Spinoff de um projeto desenvolvido na Universidade da Beira Interior, que desenvolve consultoria e software para melhorar os serviços de saúde nos hospitais, entre eles um sistema para evitar erros clínicos.
Videobot XClaim – Irlanda – Plataforma móvel de vídeo que permite aos bancos e seguradoras vender, gerir, e apoiar a resolução de queixas sobro seguro automóvel em termos de propriedade e de terceiros.
VisionX – Brasil – Plataforma para distribuição mais eficiente de produtos na área dos seguros, ao ligar seguradoras a empresas com sites de viagens ou imobiliárias.
Visor.ai – Portugal – Plataforma que pretende que as instituições oficiais passem a recorrer aos chatbots do Facebook Messenger para responder automaticamente a dúvidas dos cidadãos, permitindo uma poupança nas horas de trabalho.
WeSavvy – Irlanda – Plataforma digital de seguros que agrega dados sobre o estilo de vida dos consumidores em aplicações, redes sociais e wearables, e que podem ser usados, de forma preditiva, por empresas de serviços financeiros.