Líderes empresariais identificam riscos para os negócios
A análise do Fórum Económico Mundial identificou o desemprego como a principal preocupação entre os líderes empresariais, mas o fator clima subiu na lista dos principais riscos para os negócios.
O mapa interativo “Riscos Regionais dos Negócios 2020”, do Fórum Económico Mundial, destaca o “desemprego” como a maior preocupação dos líderes empresariais mundiais, uma preocupação que destronou do primeiro lugar, em 2019, as questões relacionadas com as “crises fiscais” que este ano desceram para o terceiro lugar da lista dos principais riscos para os negócios.
Destaque ainda para o facto de as “doenças infeciosas” terem subido 28 lugares no ranking, ocupando agora a segunda posição. É, aliás, o risco presente no top 10 de todas as regiões, com exceção da Ásia do Sul.
Os resultados do estudo “Riscos Regionais dos Negócios 2020”- desenvolvido em parceria com a Marsh & McLennan Companies, o Zurich Insurance Group e o SK Group – foram baseados nas respostas de cerca 12 mil líderes empresariais, de 127 países, aos quais foi pedido que de uma lista de 30 riscos globais, selecionassem “os cinco riscos globais mais preocupantes na realização de negócios no seu país nos próximos 10 anos”, entre os quais ataques terroristas, fenómenos meteorológicos extremos e colapsos ou crises de Estado. Teve como regiões alvo Ásia-Pacífico, Eurásia, Europa, América Latina e Caribe, Médio Oriente e Norte de África, América do Norte, Ásia do Sul e África Subsaariana.
PRINCIPAIS RISCOS IDENTIFICADOS POR REGIÃO
Fonte: “Riscos Regionais dos Negócios 2020” (Fórum Económico Mundial, Marsh & McLennan Companies, Zurich Insurance Group, SK Group)Embora no top dos riscos estejam principalmente os económicos, os riscos relacionados com o clima estão, também, a ter especial atenção este ano, com as “catástrofes naturais” (que sobem sete lugares), os “fenómenos meteorológicos extremos” (sobem cinco), a “perda da biodiversidade” e “colapso dos ecossistemas” (sobem oito) e a “falha de adaptação às alterações climáticas” (sobem dois) a merecerem lugares de destaque.
Também se verificaram alterações significativas ao nível das “catástrofes ambientais provocadas pelo homem”, a “falha de planeamento urbano” e os “ataques terroristas”, que desceram no ranking.
Saadia Zahidi, Managing Director do Fórum Económico Mundial, afirmou que “as disrupções de emprego causadas pela pandemia, o aumento da automação e a transição para economias mais verdes são fundamentalmente mercados de trabalho em evolução. Ao sairmos desta crise, os líderes têm uma oportunidade única para criar novos empregos, com rendimentos dignos, e redesenhar redes de segurança social que correspondam aos desafios dos mercados de trabalho de amanhã”.
O “Riscos Regionais dos Negócios 2020” faz parte da Iniciativa de Riscos Globais do Fórum – um grupo de trabalho que analisa os riscos globais críticos e comunica estes riscos aos stakeholders e a um público mais vasto através de recursos digitais e de media.