Connected adquire solução tecnológica criada pela SpaceWay

A start-up portuguesa que desenvolve soluções de conectividade NB-IoT a partir do espaço comprou a solução de conectividade da SpaceWay.

A Connected acaba de diversificar e consolidar a sua oferta ao comprar a Sharing, uma solução desenvolvida pela SpaceWay anteriormente designada UNIoT. Trata-se de um produto que oferece conectividade IoT via satélite em áreas remotas ou com fraca cobertura de rede, combinando comunicação LoRa com satélites que atuam como repetidores de mensagens ou gateways no espaço. A Sharing pode ser aplicada em diversas indústrias, desde a agricultura, onde facilita a monitorização de atividades agrícolas em locais remotos, até à monitorização ambiental, apoiando a conservação e a deteção de incêndios florestais.

Tiago Rebelo, cofundador e CEO da Connected, explicou que “o acordo com a SpaceWay (…) alarga a abrangência dos nossos produtos e traz-nos a oportunidade de diversificarmos as nossas áreas de atuação. A eficácia desta solução, comprovada recentemente no Parque Natural do Douro Internacional com a monitorização de vinhas em zonas com fraca cobertura de rede, permitirá à Connected acelerar o seu crescimento no mercado, alargando a nossa oferta e o leque de clientes e parceiros estratégicos”.

Com a concretização deste negócio, acerca do qual não foram divulgados pormenores, a start-up portuguesa que desenvolve soluções de conectividade NB-IoT (baixa largura de banda para a Internet das Coisas) passa também a ser proprietária da base de clientes e parceiros da SpaceWay.

“A aquisição da solução de conectividade UNIoT por parte da Connected é um marco importante para a SpaceWay, que sempre se empenhou em desenvolver soluções tecnológicas de ponta no setor das comunicações IoT. A UNIoT, agora Sharing, permitirá à Connected acelerar a sua entrada em novos mercados e fortalecer a sua oferta de soluções de conectividade global, standard e acessível”, acrescentou Jorge Monteiro, cofundador da SpaceWay.

Fundada em 2023, com escritórios na UPTEC, no Porto, e sede no Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, a Connected ambiciona fornecer conectividade standard, global, acessível, descomplicada e sustentável, promovendo uma nova geração de modelos de negócio baseados em baixos volumes de dados, eliminando as limitações de rede em zonas remotas, incluindo no Oceano. Já este ano, em fevereiro, concluiu uma ronda de investimento pre-seed de 2 milhões de euros.

Atualmente, a Connected está a desenvolver um sistema rádio proprietário, autónomo, escalável e integrável em satélites de terceiros, em órbitas baixas (LEO), capaz de fornecer conectividade standard e global, de baixa largura de banda, otimizada para soluções de baixo-custo e baixa-potência.

Comentários

Artigos Relacionados