Plataforma espanhola Sesame instala-se em Portugal. Atua na gestão de recursos humanos.

A Sesame apresenta uma solução “all-in-one” na área dos Recursos Humanos. A entrada no mercado português assinala-se com eventos em Braga, Porto e Lisboa.
A Sesame é uma plataforma de software de gestão de recursos humanos, criada em Espanha,em 2015, e que acaba de entrar no mercado português. Com um percurso consolidado no país vizinho, a plataforma apresenta uma solução all-in-one para a digitalização, centralização, automatização e otimização de processos na área dos Recursos Humanos.
A sua expansão internacional foi impulsionada pela ronda de financiamento (de 23 milhões de euros), concretizada em maio, tendo escolhido Portugal como destino estratégico para alargar as operações e dar a conhecer às empresas nacionais a sua solução.
Tiago Santos Pereira, VP of Community and Growth da Sesame destaca que a escolha de Portugal foi uma decisão que vai além da proximidade geográfica e cultural. O verdadeiro diferencial deste mercado está no seu crescente nível de digitalização e no forte compromisso com a inovação tecnológica. “Estamos muito entusiasmados com a entrada em Portugal, um mercado que compreende o impacto da digitalização no ambiente de trabalho. Queremos promover o desenvolvimento profissional destes colaboradores e acreditamos que a nossa plataforma será uma ferramenta indispensável para as empresas portuguesas que queiram otimizar os seus processos”, afirma.
A Sesame nasceu motivada pela necessidade de desenvolver uma solução interna para o controlo de horários, mas o que começou como uma ferramenta simples, evoluiu para uma plataforma abrangente, que integra funcionalidades como o controlo de assiduidade, gestão de férias, recrutamento, avaliação de desempenho e gestão financeira, para otimizar a eficiência operacional das empresas e facilitar uma gestão mais eficaz dos colaboradores. Umas as suas mais-valias é a integração de novas funcionalidades de software com recurso a Inteligência Artificial (IA), que aprimoram e reforçam ferramentas como People Analytics, avaliações de desempenho, recrutamento e comunicação interna.
“O nosso software foi desenvolvido para ajudar as empresas a fazerem mais com menos esforço. Queremos libertar os recursos humanos das tarefas repetitivas e administrativas, para que possam focar-se no que realmente importa: desenvolver talento e promover o bem-estar dos colaboradores, enquanto aumentam a eficiência das empresas. A nossa missão é clara: transformar a gestão de RH a nível global, através da tecnologia”, explicou Albert Soriano, CEO e fundador da Sesame.
Com mais de oito mil clientes em Espanha e 300 mil utilizadores, a Sesame encontra-se num processo de expansão internacional, com a ambição de chegar a mais de 30 países, incluindo mercados na Europa, Estados Unidos e América Latina.