Conheça as cidades europeias mais “saturadas” de turistas
Há cada vez mais cidades na Europa que estão a sofrer com o excesso de turismo, o que leva os governos a estabelecer restrições. Conheça os destinos mais afetados, de acordo com a Deutsche Welle e a Euronews. Lisboa está na lista.
Já lá vai o tempo em que viajar era um privilégio ou um luxo. Hoje, as companhias aéreas low cost contribuem em grande parte para o turismo de massas. Os residentes destes populares destinos sentem os efeitos – são também eles turistas na própria cidade. Na verdade, as grandes concentrações de turistas começam a destruir os populares destinos turísticos e a dificultar cada vez mais a vida dos residentes dessas regiões.
Em Veneza, por exemplo, na época alta, o número de turistas que visitam a cidade iguala ou supera todos os dias o número de habitantes: cerca de 50 mil. À primeira vista, esta movimentação pode até representar um benefício para a economia, mas também é uma ameaça para a vida e a identidade locais.
Outro exemplo chega-nos de Hallstatt, na Áustria. A cidade, que foi declarada Património Mundial da Unesco, atrai mais de um milhão de turistas todos os anos, sedentos por selfies com a vista famosa – que os moradores já estão habituados. O excesso de turismo chegou a tal ponto que, devido à pressão e aos protestos dos residentes, o governo da cidade decidiu colocar uma cerca de madeira para impedir que os visitantes tirassem fotos no local mais “instagramável”. No entanto, a medida gerou uma reação negativa nas redes sociais e teve de ser removida, segundo a Euronews.
Ao invés da cerca, o prefeito de Hallstatt anunciou que irão colocar uma faixa para lembrar os turistas que há pessoas que vivem na área. “Para controlar o excesso de turismo, Hallstatt já estabeleceu limites diários para o número de autocarros e carros que podem entrar na cidade”, relata a Euronews, referindo que “esses limites são regularmente atingidos”.
Conheças as cidades europeias que estão na lista das mais saturadas de turistas, segundo a Deutsche Welle (DW) e a Euronews.
Percorra a galeria abaixo.
- Veneza (Itália) com milhões de pessoas a visitarem a cidade ao longo do ano. São 21 turistas por habitante e sérios desafios ambientais devido à sua localização única no meio de um canal.
- Roma (Itália) recebeu 26 milhões de turistas no ano passado, o que levou à implementação de medidas como acesso restrito à Fontana di Trevi e proibição de sentar nas famosas “Escadarias Espanholas”.
- Praga (República Checa), com apenas 1,3 milhão de habitantes, recebe mais de oito milhões de turistas anualmente.
- Dubrovnik (Croácia), conhecida por ser um destino de cruzeiros, a cidade ficou famosa por “Game of Thrones” e recebe mais de 1,5 milhão de visitantes por ano.
- Amesterdão (Holanda) deve receber 18 milhões de visitantes este ano.
- Barcelona (Espanha), com 1,6 milhão de habitantes, já bateu o recorde de 12 milhões de visitantes; no ano passado, o número foi de 9,7 milhões.
- Lisboa (Portugal) tem um milhão de habitantes, mas recebe entre quatro e cinco milhões de turistas por ano.
- Dublin (Irlanda) tem 11 turistas por residente. O lar da Guinness e dos passeios pela cervejaria recebeu quase 23 milhões de pessoas desde a sua inauguração em 2000.
- Tallinn (capital da Estónia) tem 10 turistas por habitante.
- Paris (França) tem nove turistas por residente
- Atenas (Grécia) tem oito turistas por habitante.