Conferências do Estoril regressam para debater igualdade, equidade, justiça e paz

Gerard Ryle (Pulitzer 2017), Richard Roberts (Nobel da Medicina 1993) e Aaron Ciechanover (Nobel da Química 2004) são alguns dos oradores já confirmados na 8.ª edição das Conferências do Estoril, que decorrem a 1 e 2 de setembro.

Já são conhecidos os primeiros oradores das Conferências do Estoril que se realizam nos dias 1 e 2 de setembro, no Campus de Carcavelos da Nova SBE, e que este ano se centram no tema “Re-Humanize Our World”: o Mundo: Planeta, Paz, Políticas e Pessoas/Saúde. Serão dois dias que desafiam a um diálogo aberto e inclusivo sobre um futuro mais sustentável e baseado em mais igualdade, equidade, justiça e paz.

“As Conferências do Estoril têm um papel muito importante por inspirarem todas as gerações e nos desafiarem, enquanto comunidades estratégicas da sociedade, a construir um mundo melhor, mais justo e equitativo.  Estamos empenhados em sensibilizar todas as gerações e em provocar um pensamento crítico sobre as realidades à nossa volta, principalmente junto dos mais jovens, pois só desta forma podemos colaborar na mudança que o mundo tão urgentemente precisa”, afirma a diretora executiva das Conferências do Estoril, Laurinda Alves, acrescentando “queremos ser um dos motores de mudança explorando novos caminhos para um futuro mais sustentável e humanizado”.

Gerard Ryle, diretor do International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ) e vencedor de mais de 50 prémios internacionais, incluindo um Emmy e um Pulitzer em 2017, ganho em equipa, irá participar logo no primeiro dia do evento, partilhando a sua experiência na área do jornalismo de investigação e de como este pode construir uma sociedade mais justa e equitativa.

Richard Roberts, vencedor do Prémio Nobel da Medicina em 1993, e Aaron Ciechanover, vencedor do Prémio Nobel da Química 2004, integram os debates dos dois dias de conferências, contribuindo com as suas experiências para a discussão sobre como a pobreza e as alterações climáticas podem influenciar o acesso a cuidados de saúde e intervir nas condições de saúde mental da população mundial. Richard Roberts vai defender como os Organismos Geneticamente Modificados (GMOs) podem contribuir para o combate da fome em geografias como o continente africano, posição que é defendida por 155 Prémios Nobel.

A estes três nomes, reconhecidos internacionalmente, juntam-se, ainda, Sameera Chukkapalli, líder da Fundação Obama, e Erden Eruç, a primeira pessoa a completar a circunavegação da Terra totalmente a solo e exclusivamente movida por força motriz humana. Ambos sobem a palco para ajudar a refletir sobre como travar a devastação da Terra, bem como discutir formas de cooperação para uma ação conjunta na defesa  das comunidades e dos recursos naturais do planeta.

Outro nome já confirmado é o de Alexandra Palt, da L’Oreal Foundation. Advogada de formação, Palt especializou-se em direitos humanos e trabalhou para a Amnistia Internacional na Alemanha.  João de Macedo, surfista de ondas gigantes com palmarés internacional, ambientalista e cofundador da organização Save The Waves Coalition, também se junta ao painel de oradores.

O evento é de participação gratuita, contudo a inscrição é obrigatória. A conferência será transmitida em direto através de uma plataforma digital, aberta e gratuita a participantes de todo o mundo, também com registo.

A 8ª Edição das Conferências do Estoril é uma iniciativa da Nova SBE e da NOVA Medical School, que conta ainda com o apoio estratégico da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo de Portugal.

Comentários

Artigos Relacionados