Ao contrário do que muitos dizem, as mães trabalhadoras podem encontrar benefícios tanto no ambiente familiar como no corporativo. Conheça algumas das vantagens deste duplo papel.

“Não é possível ter um negócio ou uma carreira de sucesso e ter filhos”. “Ou se tem sucesso na carreira ou se é boa mãe, as duas funções são incompatíveis”. “Devia passar mais tempo com as crianças”… Quantas vezes já ouviu estas frases? Já perdeu a conta, não foi?

No entanto, estar à frente de um negócio enquanto cria e educa os seus filhos pode ser uma situação vantajosa para todos ao seu redor. Marcia Williams, managing parter da U.S. Merco Trade International, partilhou na Forbes como trabalhar e ser mãe pode beneficiar ambas as funções. Ora veja.

Como ser mãe a ajuda na carreira

1. Negociação
Pense, por exemplo, nos seus esforços para fazer com que os filhos fiquem menos tempo à frente da televisão ou ao telemóvel. Eles podem não estar dispostos a ouvi-la, adotando uma posição inflexível, como chorar e gritar. E muitas vezes em público.

Ser capaz de gerir situações como esta é muito exigente, mas é um aprendizagem valiosa para os negócios. Ao desapegar-se das emoções, conseguirá juntamente com a sua equipa tomar mais decisões baseadas em dados. Por exemplo: se um cliente ou supervisor solicitar a conclusão de mais projetos num determinado período de tempo, pode mostrar, com base em atividades passadas, quanto tempo cada projeto leva sem comprometer a qualidade.

2. Gestão do tempo
A gestão de tempo é essencial nos negócios. Os seus filhos levam-na a adaptar-se e a aprender a trabalhar com base nos horários deles. Por exemplo: pode responder a e-mails mais cedo, enquanto os seus filhos estão a dormir. O papel de mãe ajuda-a a ser flexível e produtiva, o que é útil quando trabalha com clientes ou fornecedores no exterior. As empresas chinesas, por exemplo, agradecem-lhe, se entrar em contacto durante o horário comercial do país, um esforço que pode gerar novos negócios.

3. Foco no cliente
Jeff Bezos, CEO da Amazon, defende que é importante concentrar-se nos clientes. “Se há uma razão pela qual fizemos melhor do que os nossos colegas no espaço digital, é porque nos concentramos na experiência do cliente, e isso realmente importa em qualquer negócio”, diz.

Os bebés não sabem dizer o que precisam de maneira clara e objetiva. Logo, as mães aprendem a antecipar as necessidades de outras pessoas. E fazer isso com os clientes mostra que realmente os conhece e compreende profundamente as suas expetativas. Essa é uma característica essencial para melhorar no seu negócio o foco no cliente.

4. Liderança
Quantas vezes observou o seu bebé a tentar chegar a um brinquedo? O que fez enquanto isso acontecia? Desafia os seus filhos até que eles atinjam os seus objetivos, certo? Eles terão as suas próprias experiências, mas a sua ajuda é fundamental, já que os apoia a atingir o seu potencial.

Pense, por exemplo, em como usar essa habilidade para motivar a sua equipa a permanecer persistente. Apoie-a, encoraje-a e ajude-a a pensar criticamente, partilhando a sua experiência.

Como trabalhar a ajuda na educação dos filhos

1. Permite que partilhe alegrias
Se a mãe estiver feliz, os filhos também estarão. Qualquer mãe quer que os seus filhos vejam todo o potencial que têm. Estar à frente de um negócio ou apostar na carreira contribui para essa perceção.

Que criança gostaria de ter uma mãe triste, arrependida ou com sentimentos negativos? Fazer algo pelo que é apaixonada gera uma alegria que é transmitida aos filhos.

2. Melhora o desempenho dos filhos
Em 2015, um estudo conduzido por Kathleen McGinn, da Universidade de Harvard, identificou que os filhos de mães trabalhadoras tornam-se grandes empreendedores. A pesquisa revelou que, em comparação com os filhos de donas de casa, eles geralmente têm um desempenho melhor nas suas carreiras.

Em julho de 2018, quando o estudo completo foi divulgado, ficou claro que eles são tão felizes quanto os filhos criados pelas mães que ficam em casa, ou seja, não sentiram falta da presença materna.

Ao gerir um negócio ou ao apostar na carreira, está a construir o caminho para que os seus filhos se tornem grandes empreendedores e sejam pessoas felizes.

3. Aprecia mais o tempo que passa com os filhos
Após trabalhar durante muitas horas ou voltar de uma longa viagem de negócios, garante que o tempo gasto com os seus filhos seja valioso. Assim, planeia com antecedência para se divertir com eles e até mesmo aproveita momentos rotineiros que, noutras circunstâncias, seriam considerados tarefas domésticas, como trocar fraldas, ajudar com os trabalhos de casa e levá-los para a casa de amigos.

4. É um exemplo para as crianças
É sempre bom ensinar e ser um exemplo. À medida que dá valor ao tempo que passa com os filhos, eles entendem melhor o valor do seu trabalho e da sua persistência para atingir metas, valorizando os seus esforços.

Comentários