Opinião
Como revitalizar cidades através do poder da criatividade
É possível revitalizar cidades e impulsionar economias através da arte e da criatividade? Acredito que sim.
Por exemplo, o projeto que criei em 2013 e que lidero, o Trojan Horse was a Unicorn, juntou-se ao Japão (Kaga City), num enquadramento estratégico inspirado no conceito de Cidade Criativa, e prepara também o primeiro evento em Barcelona – uma cidade que tem vindo a dar cartas neste âmbito.
E este ano, entre as várias iniciativas digitais, vamos desenvolver também dois eventos físicos: o THU Japan, em Kaga City e o THU Creators Circle, em Barcelona. São dois exemplos de como o poder da criatividade pode revitalizar uma cidade.
Vejamos como. A cerca de 500 quilómetros de Tóquio, Kaga City enfrenta um desafio: a sua população diminui de ano para ano, tornando possível o cenário da cidade se extinguir nas próximas décadas. Segundo o relatório da subcomissão do Conselho de Política do Japão, quase metade dos municípios do país estão em risco. Para evitar isso, Kaga estabeleceu laços com entidades internacionais com impacto na indústria criativa, como é o caso do THU. O objetivo é dinamizar a cidade, gerando riqueza e atraindo uma comunidade jovem que procura uma maior qualidade de vida que lhes proporcione melhores condições económicas e culturais. No centro da estratégia para tornar Kaga um hub criativo está o THU Japan, um evento que se assume como um retiro de storytelling onde criadores de todas as áreas podem aprender mais sobre a arte de contar histórias.
Barcelona foi considerada uma Cidade Criativa pela Unesco, que a adicionou à lista de cidades mundiais que conformam a Rede de Cidades Criativas. Em julho, Barcelona será também o palco de um evento que estabelece a ponte entre os mundos da arte e do negócio: o THU Creators Circle.
Com um foco na liderança no feminino, este evento lança os alicerces para que se erga uma nova geração de criadores e empreendedores da indústria de entretenimento digital através de um bootcamp intensivo e imersivo que potencia o networking. Nomes de peso da indústria vão marcar presença no evento, partilhando os seus conhecimentos sobre como liderar projetos, fazer “pitch” de ideias, gerir uma equipa, obter investimento, entre outras valências essenciais para qualquer empreendedor. Apesar de Barcelona ser um exemplo em termos de cidade criativa, ao falar com a autarquia e com parceiros locais, percebemos que enfrenta um desafio no que toca a ligar mais a sua comunidade, fixar empresas, e estabelecer uma indústria de entretenimento digital que vá além da arte e do design. Ainda estamos a dar os primeiros passos, mas é um processo interessante que nos vai ajudar a perceber como unir todas as peças do puzzle.
Estes são apenas dois dos muitos exemplos de sucesso de cidades que foram impulsionadas pelas indústrias criativas, e do que se pode fazer pelo mundo fora. Enquanto THU tentamos fazer a nossa parte ao trabalharmos com cidades e autarquias locais para desenvolver ecossistemas e perceber de que forma é que os nossos projetos podem ajudar a comunidade local e responder a lacunas das indústrias criativas. A escolha dos locais prende-se com a abertura das próprias autarquias, sendo cada vez mais importante que quem governa entenda o potencial desta indústria e saiba tirar partido dela.
Na verdade, ao longo da última década, o THU tornou-se mais do que um projeto: é uma comunidade global de 180 países e um movimento com muito impacto no mundo criativo, e que atualmente, posso dizer que reúne todas as áreas do setor e inclui recrutadores, investidores, talento e empresas”.
André Luís é o coofundador de Trojan Horse was a Unicorn (THU), um dos projetos mais relevantes do setor do entretenimento digital e interativo, à escala global. Licenciou-se em Design Industrial e tem uma pós-graduação em Gestão de Marketing. A ideia de criar o THU surgiu em 2013 em resposta ao desejo de fazer diferente, ser útil para a sociedade e ter um impacto positivo na vida das pessoas. Atualmente, o THU é uma marca internacional de renome na indústria, promovendo diversos eventos e projetos por todo o mundo e afirmando-se como um ecossistema de networking criado para partilhar conhecimentos e inspirar criadores.