Quer pensar como um grande líder? A ciência pode ter a resposta

Uma investigação comprovou um método eficaz para começar a pensar como um líder.

Com a entrada da nova geração de trabalhadores nas empresas é cada vez mais importante haver líderes – e não chefes – à frente dos projetos. Neste contexto, e sendo a liderança um tema frequentemente abordado no Link to Leaders, trazemos-lhe agora uma nova forma comprovada pela ciência para o ajudar a pensar como um líder.

Apesar da grande maioria das pessoas estar familiarizada com o conceito de autoafirmação e do pensamento positivo – onde é repetida vezes sem conta a expressão “se pensares que és capaz, vais conseguir” – a ciência mostra-nos que o simples facto de sermos curiosos é um veículo importante na ajuda à inovação e a tornarmo-nos mais conscientes do que nos rodeia.

Estas duas caraterísticas são fatores determinantes na personalidade de um grande líder. Por outras palavras, as investigações afirmam que fazer perguntas a si mesmo – em vez de estar constantemente ao espelho a dizer que consegue – origina melhores resultados em desafios complexos.

O investigador principal desta teoria, Albarracín Senay, realizou um estudo onde pediu a dois grupos de pessoas que resolvessem anagramas (puzzle de palavras). Aos participantes de um dos grupos foi solicitado que pensassem que iam começar a resolver os puzzles em breve e aos membros do outro foi pedido que se questionassem se chegariam a começar a resolver os anagramas.

Os resultados mostraram que os participantes do segundo grupo – os que se questionaram – resolveram bastante mais anagramas do que o primeiro. Com o mesmo objetivo, Senay levou a cabo um estudo semelhante, mas que tinha uma abordagem física, em outros dois grupos. O resultado foi semelhante – o grupo que se questionou sobre se ia fazer exercício acabou por ser mais resiliente que o grupo que tinha demonstrado ter um pensamento positivo.

Comece a questionar-se mais a si mesmo e a colocar questões aos outros. Em vez de optar pelo conhecido método de autoafirmação, pode experimentar questionar o seu caminho para o sucesso e, eventualmente, vai começar a pensar como um líder.

Leia ainda o artigo “A arte de fazer boas perguntas – Uma ferramenta de liderança” de Sónia Jerónimo, CEO da Growin e colaboradora do Link to Leaders.

Comentários

Artigos Relacionados