As atividades desenvolvidas no âmbito do Plano de Formação da sua organização contribuem de forma efetiva e significativa para a melhoria do desempenho dos seus colaboradores no local de trabalho? Que dificuldades têm os seus colaboradores em aplicar a aprendizagem no contexto real de trabalho? Que níveis de retorno obtém destes investimentos? Se for possível envolver as chefias no processo de aprendizagem e, simultaneamente, ter percursos personalizáveis, que apoiam e incentivam a transferência da aprendizagem para o contexto de trabalho, isso aumenta o retorno do investimento e melhora os resultados da sua organização?

Se no seu quotidiano é desafiado e confrontado com pelo menos uma das questões anteriores, a nossa abordagem 4REAL® (Real, Efficient, Adapted, Learning) pode ser a solução. Focada nos resultados, esta nova abordagem formativa da CEGOC certifica não a aquisição do conhecimento, mas a sua aplicação em contexto real de trabalho.

Partindo dos desafios de cada um dos nossos clientes, construímos e disponibilizamos através da LearningHub @Cegos, percursos de aprendizagem 4REAL® adaptáveis ao desenvolvimento de competências técnicas ou de soft skills. As soluções 4REAL® não são mais do que percursos digitais de aprendizagem, coerentes e impactantes, compostos por diversos “ingredientes” que, devidamente “cozinhados”, contribuem para a melhoria efetiva da performance no contexto real de trabalho. Que ingredientes são esses e como os misturamos?

Com base nas necessidades identificadas, estruturamos percursos de aprendizagem compostos por ativos digitais diversificados, intercalados com vários momentos de interação humana: classes virtuais, sessões de e-coaching, sessões de treino prático (presenciais ou à distância). Através de um tutor (especialista em conteúdos) e de um energizer (pessoa que nos dá feedback sobre o nosso progresso), acompanhamos regularmente todos os participantes, quer para manter e aumentar os seus níveis de engagement, quer para os incentivar à transferência da aprendizagem para o local de trabalho.

Mas porque o objetivo das organizações nossas clientes é a melhoria efetiva da performance individual e coletiva e dado que a aprendizagem só ocorre, de facto, quando passamos do saber para o saber fazer, ao longo dos percursos 4REAL® desafiamos os formandos, de forma regular, estruturada e acompanhada, a implementar e aplicar as aprendizagens no contexto real de trabalho.

Mas não nos ficamos por aqui… Porque sabemos e acreditamos que é fundamental o envolvimento das chefias diretas nos processos de aprendizagem dos seus colaboradores, as soluções 4REAL® preveem e disponibilizam um percurso digital de acompanhamento para as chefias diretas. Um percurso que responsabiliza a chefia na definição de objetivos de aprendizagem junto de cada um dos participantes, e que a incentiva a dar feedback acerca dos progressos realizados, validando, no final do percurso, e através das evidências recolhidas, a melhoria efetiva da performance do colaborador no local de trabalho.

 

*Cátia Silva, Head of Open Courses Business Development e Multimodal Learning & Development Advisor na CEGOC

Comentários