Como implementar a inteligência artificial com sucesso: 5 dicas essenciais

A IA está na agenda de todas as empresas, mas só as que souberem implementá-la com sucesso vão colher resultados. Siga estas cinco dicas que podem fazer a diferença entre um investimento falhado e uma transformação de sucesso na adopção da tecnologia.

A inteligência artificial (IA) tornou-se incontornável para o negócio das organizações, incluindo no mercado nacional, onde 96 mil empresas adotaram a IA pela primeira vez no último ano, o que aponta para uma taxa de crescimento anual de 17% (estudo AWS e Strand Partners). Mas, para ser bem-sucedida, a implementação da IA deve ser devidamente pensada e planeada, inclusivamente na área da gestão de viagens e despesas. Por isso, a SAP partilha cinco conselhos sobre como implementar a IA nas empresas.

1. Identificar metas bem definidas antes da implementação

Para identificar a ferramenta de IA mais adequada, os profissionais de TI devem colaborar com as outras equipas, de modo a definir o business case para uma nova ferramenta de IA, levando em consideração os objetivos mais amplos da organização, os desenvolvimentos futuros e os casos de uso relevantes. As equipas de TI também podem avaliar a eficiência de uma ferramenta ao longo da sua implementação, estabelecendo indicadores de desempenho (KPIs) que incluam, por exemplo, os ganhos em precisão e as horas economizadas em várias tarefas, garantindo que a ferramenta de IA escolhida esteja alinhada com a estratégia atual, responda aos padrões regulatórios e esteja em conformidade com os protocolos de segurança existentes.

2. Não ter pressa e seguir um processo estruturado

O lançamento de uma nova ferramenta de IA pode causar algum stress, dada a incerteza que pode pairar sobre os resultados e os potenciais riscos desconhecidos. É fundamental que a empresa siga um processo de implementação estruturado, para garantir que os funcionários possam ter tempo para se atualizarem.

As empresas podem ir testando soluções de IA confiáveis, antes de estenderem a sua implementação a toda a organização. Por exemplo, explorar uma solução de IA que potencialize soluções de auditoria e conformidade, permitirá a medição do progresso ao longo do tempo, recolhendo dados relevantes tendo em vista futuras iniciativas de IA. A implementação da IA de forma faseada também possibilita criar entusiasmo pela tecnologia dentro da empresa e dar aos funcionários tempo para se ajustarem às novas ferramentas.

3. Centralização de dados distribuídos

A IA depende dos dados e, por isso, os profissionais de TI devem certificar-se de que a informação da sua organização está acessível e pronta a utilizar. Se as fontes de dados estiverem isoladas, os utilizadores poderão ter dificuldades em automatizar processos manuais e criar outputs precisos. Para dominar a implementação da IA, os decisores de TI devem definir uma estratégia de dados integrada – incluindo a forma como a organização centralizará os dados num data lake ou data warehouse unificado – facilitando a condução de modelos de IA e a produção de novos insights. Caminhar passo-a-passo, mapeando fontes de dados, reduzindo o overhead e classificando informação tendo em conta diferentes níveis de acesso, permitirá um processo de implementação mais suave.

4. Preparar e dar suporte aos funcionários para a utilização da IA

Alguns colaboradores podem ser mais cautelosos na implementação da IA – como é evidenciado por 28% dos entrevistados de um estudo da Deloitte, que se mostraram preocupados com o risco da tecnologia poder retirar-lhes o emprego. Ter os funcionários envolvidos desde o primeiro dia irá facilitará a melhoria contínua das suas skills de IA e ajudá-los a confiarem mais na tecnologia. Igualmente importante é disponibilizar sessões de formação durante todo o ciclo de implementação, potenciando a produtividade e as skills. Os utilizadores pioneiros devem ser encorajados a “evangelizar” os seus pares quanto à adoção da IA.

5. Envolver os decisores em toda a empresa

As mudanças ao nível das TIs não devem ocorrer no vácuo. Para assegurar uma boa adesão interdepartamental, as equipas de TI não podem ser as únicas responsáveis pela implementação. De acordo com uma pesquisa da SAP Concur, 37% dos decisores sénior acredita que as soluções de viagens e despesas (T&E) guiadas por IA podem ajudar a reduzir a pressão sobre a equipa e o suporte de TI.

 

Comentários

Artigos Relacionados