Opinião

Como aumentar o seu valor como líder?

João Vieira da Cunha, escritor

O nosso salário e a nossa carreira lá na empresa dependem do nosso valor como líder. Não é que as empresas sejam sítios onde impera a méritocracia. Longe disso. A sua capacidade de bajular o chefe e a sua rede de alianças  são fontes de valor, mas não são as únicas. Há três coisas que você pode fazer para aumentar o seu valor como líder.

A sua rede de relações é a primeira. A sua rede de relações é uma fonte de valor por duas razões. A primeira é que a informação, ou pelo menos a informação que conta, é transmitida em conversas que muitas vezes não acontecem nas salas de reuniões. Ou pelo menos não acontecem até que a reunião acabe e as pessoas possam conversar sossegadas, sem muita gente à volta. As redes de relações também são uma fonte de valor porque representam a sua capacidade de convencer os outros a fazer coisas por si e para si. Mas mais importante que isso, a sua rede de relações representa a sua capacidade de convencer os outros a fazer coisas que alguém lhe pede. Em ambos os casos a forma da sua rede de relações é mais importante do que o número de contactos que tem. O importante é ter uma rede que liga pessoas que não se conhecem umas às outras porque isso faz com que você seja a única ligação entre elas quando precisam da informação ou da ajuda umas das outras.

O que você sabe é a segunda coisa que define o seu valor como líder. Uma das coisas que os líderes fazem é tomar decisões, ou participar nas decisões que se tomam em conjunto lá na empresa. As boas decisões dependem da qualidade de informação que você tem e a forma como interpreta essa informação. O erro que vejo muitas pessoas fazerem é assumir que chega ter o computador aberto nas reuniões e ir pesquisar informação. Isso funciona se as decisões em que você participa forem simples. Mas muito poucas decisões nas empresas são simples. Nas decisões mais complicadas é preciso integrar informação e isso não se faz pesquisando ao vivo no sistema. É mesmo preciso memorizar informação. Aprendi isso com um dos meus chefes, que sabia todos os números não só da empresa, mas de todos os concorrentes. Aprendi a fazer o mesmo e a partir de aí tornei-me num participante mais eficaz e por isso mais valorizado nas reuniões em que se tomam decisões.

Para mim a coisa mais importante que define o nosso valor como líder é a nossa voz de liderança, que é a forma como cada um de nós expressa a sua individualidade na forma como utiliza a sua rede de relações e o seu conhecimento ao tomar decisões e ao implementar decisões. A nossa rede de relações e a informação que conhecemos pode ser imitada e até ultrapassada. É muito mais difícil imitar a nossa individualidade e a nossa identidade. É só preciso ouvir aqueles e aquelas líderes com mais carisma (mais individualidade) falar e explicar a sua forma de liderar estratégias e pessoas. Não atribuem os seus resultados ao seu conhecimento ou à sua rede, mas à forma como usam a tomada de decisão e a liderança de pessoas como expressão da sua individualidade.

(Já agora, se quiser aprender a desenvolver a sua rede, recolher melhor informação e encontrar a sua voz de liderança, escrevi um livro para o ajudar que pode ser encontrado aqui.)

Comentários
João Vieira da Cunha

João Vieira da Cunha

João Vieira da Cunha é escritor. Utiliza uma variedade de meios para partilhar as suas ideias, desde as mais prestigiadas revistas científicas na área da gestão até uma conta rebelde no Twitter. É doutorado em Gestão, pela Sloan School of Management do MIT, e Mestre em Comportamento Organizacional, pelo ISPA. A sua escrita tem um tom irónico e provocador. O objetivo é ajudar os gestores a refletir sobre o que é liderar na Era da Informação. A esperança é que... Ler Mais..

Artigos Relacionados