Comissão investe 1,3 mil milhões em IA, cibersegurança e competências digitais

Para implementar tecnologias críticas estrategicamente importantes para o futuro da Europa, a Comissão Europeia vai investir 1,3 mil milhões de euros.
Através do programa de trabalho do Programa Europa Digital (DIGITAL) para 2025-2027, adotado no final da semana passada, a Comissão Europeia vai afetar 1,3 mil milhões de euros à implantação de tecnologias críticas estrategicamente importantes para o futuro da Europa e para a soberania tecnológica do continente. O programa de trabalho centrar-se-á na implantação de inteligência artificial (IA) e na sua adoção pelas empresas e pela administração pública, na computação cloud e nos dados, na ciber resiliência e nas competências digitais.
Em termos práticos, e de acordo com a informação disponibilizada pela Comissão, as principais prioridades deste programa de trabalho DIGITAL incluem, por exemplo, melhorar a disponibilidade e a acessibilidade das aplicações de IA generativa, concretamente nos setores da saúde e da prestação de cuidados. Assim, o financiamento destinar-se-á a testar ambientes imersivos, a aplicar o Regulamento Inteligência Artificial e a implantar espaços comuns de dados eficientes do ponto de vista energético.
Outra das prioridades é o apoio aos Polos Europeus de Inovação Digital, uma rede de polos que proporciona às empresas e ao setor público acesso a conhecimentos técnicos especializados e a ensaios de tecnologias, bem como aconselhamento, formação e competências para adotar as tecnologias mais recentes. A que se junta ainda o reforço da ciber resiliência, com soluções de cibersegurança, como a Reserva de Cibersegurança da UE, que melhorarão a resiliência e a segurança das infraestruturas críticas, incluindo hospitais e cabos submarinos, bem como o desenvolvimento da capacidade das instituições de ensino e formação da UE em matéria de competências digitais, para que possam fomentar e atrair talentos, reforçando simultaneamente as competências avançadas da mão de obra europeia, ou estimulando a transformação do setor público através do desenvolvimento de serviços públicos digitais eficientes, de elevada qualidade e interoperáveis.
A inovação também será acelerada pela Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP), que atribui o selo de qualidade a projetos promissores, a fim de melhorar as suas oportunidades de acesso a financiamento público e privado.
Os próximos convites à apresentação de propostas DIGITAL (abertos a empresas, administrações públicas e outras entidades dos Estados-membros da UE, dos países da EFTA/EEE e dos países associados à DIGITAL), deverão ser publicados durante este mês de abril, com convites adicionais a publicar durante o resto do ano.