Comissão Europeia quer encontrar projetos para acelerar digitalização da bioeconomia azul

O programa Blue Shuttle está à procura de desafios para acelerar a digitalização nas áreas da biotecnologia azul e vida marinha. Candidaturas até 15 de novembro.

Blue Shuttle, projeto desenvolvido pela Comissão Europeia e que tem como parceiro a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, em Portugal, está à procura de desafios para acelerar a digitalização nas áreas da biotecnologia azul e vida marinha. Para tal, será implementado um projeto-piloto internacional para responder a cada um dos desafios selecionados. As candidaturas estão abertas até 15 de novembro de 2024.

Os desafios podem ser submetidos por qualquer empresa, start-up, projeto, centro de inovação, instituição académica ou qualquer entidade que opere na área da bioeconomia azul.

As propostas devem estar ligadas a temas como: colheita, produção de biomassa e bioprospeção; desenvolvimento de inovação e diferenciação de produtos (por exemplo, tecnologias de transformação); transição verde ou transição digital; entre outras áreas ligadas à bioeconomia azul.

Os projetos selecionados terão a oportunidade de receber soluções personalizadas desenhadas especificamente para promover a inovação digital, assim como para trabalhar diretamente com empreendedores e inovadores internacionais do Espaço Atlântico Europeu (Irlanda, França, Espanha e Portugal).

“Serão criados quatro projetos-piloto – um em cada um dos seguintes países: Irlanda, França, Espanha e Portugal, onde os fornecedores de soluções (a serem selecionados no próximo concurso público de soluções) irão abordar os requisitos digitais e tecnológicos destes desafios para o desenvolvimento de uma prova de conceito inovadora, promovendo a competitividade e a resiliência dos setores da bioeconomia azul”, pode ler-se no site do projeto.

Resumo:
Responsável: Comissão Europeia
Área: Bioeconomia Azul
Produto: Blue Shuttle
Mercado: Irlanda, França, Espanha e Portugal
Necessidade: Encontrar desafios para acelerar a digitalização nas áreas da biotecnologia azul e vida marinha.
Contacto: Site do projeto

Comentários

Artigos Relacionados