Há um programa europeu de intercâmbio que ajuda os jovens empreendedores a terem competências na área empresarial.

Um programa que dá a oportunidade aos novos empreendedores de aprenderem com empresários experientes. Este é o mote do Erasmus para Jovens Empreendedores, um programa transfronteiriço que dá aos novos empreendedores a possibilidade de obterem conhecimentos que os habilitem a gerir pequenos negócios, num outro país participante do programa.

Para tal, um empreendedor experiente recebe um candidato a empreendedor durante um período de 1 a 6 meses, permitindo que este, através da partilha de experiências, ganhe as competências necessárias para implementar e gerir o seu próprio projeto. A estadia é parcialmente financiada pela Comissão Europeia.

Além dos novos empreendedores que planeiam criar o seu próprio negócio ou que já o criaram nos últimos três anos, também são elegíveis para este programa Erasmus empreendedores experientes que já sejam proprietários ou dirijam uma Pequena ou Média Empresa num dos países participantes no programa.

O empresário anfitrião também pode tirar proveito da experiência uma vez que terá a oportunidade de cooperar com parceiros estrangeiros ou adquirir conhecimentos sobre novos mercados, além de poder beneficiar das novas ideias, vindas de um jovem empreendedor motivado, que, por exemplo, poderá ter competências ou conhecimento em áreas que podem complementar as do empreendedor de acolhimento.

Este programa é financiado pela Comissão Europeia e está disponível em vários países com a ajuda de pontos de contacto locais, com competências na área de apoio ao negócio.

Comentários