Início Artigos de Alexandra Andrade
Alexandra Andrade

Alexandra Andrade

Alexandra Andrade é CEO da Adecco Portugal, com mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos, é licenciada em Sociologia, com especialização em Criminologia, tem um MBA e é coacher desde 2016. Iniciou a sua carreira em 2002 como Senior Consultant e passou por algumas empresas da área de Recursos Humanos. Em 2008 começou a sua carreira de liderança. Internacionalizou a sua carreira profissional, em 2017, no Grupo Adecco em Espanha como responsável pela marca Spring Professional, acrescentando a Badenoch + Clark, empresa de Executive Search do Grupo, à sua gestão em 2020. Em 2021, é nomeada Senior Vice President Professional Recruitment para o Sul da Europa, acumulando funções no Grupo Adecco em Itália e Espanha. Regressou a Portugal em 2022, como Country Manager da Adecco Portugal, e depois de liderar empresas do Grupo com equipas de centenas de pessoas, sente-se essencialmente grata e desafiada por poder colocar em prática a sua expertise no seu país, mantendo a Adecco Portugal como empresa de referência nos Recursos Humanos.

O regresso ao trabalho depois das férias: oportunidade ou rotina?

Setembro e, para muitos, julho ou agosto, marcam uma espécie de "reset" natural. Paramos, descansamos (ou tentamos), olhamos com mais distância para o trabalho e para a forma como o vivemos. E quando regressamos, temos uma escolha a fazer: voltamos à rotina ou aproveitamos o momento para recomeçar com intenção?

Parar para liderar: por que as férias são um ativo estratégico

Com a chegada do verão, o país abranda. As agendas esvaziam, os e-mails reduzem o ritmo e as equipas distribuem turnos para garantir que todos tenham direito a um período de pausa. É o ciclo natural do ano. Mas será que, nas lideranças, estamos a dar o verdadeiro valor a este momento?

Liderar para atrair

Durante demasiado tempo, medimos o sucesso com uma régua curta: crescimento trimestral, margens de lucro, eficiência operacional. Esses indicadores continuam a ser importantes, claro, mas já não são suficientes.

IA – Criar algo maior do que a soma das partes

A Inteligência Artificial já não é uma promessa de futuro – é uma realidade que está a redefinir economias, mercados de trabalho e cadeias de valor globais. Mas, mais do que focarmo-nos nos desafios, devemos olhar para as possibilidades sem precedentes que esta revolução tecnológica nos oferece.

Capital Humano: O diferencial competitivo

No atual panorama empresarial, investir no desenvolvimento contínuo das pessoas emerge como uma estratégia essencial para o sucesso e a sustentabilidade das organizações.

Inteligência emocional e tecnologia: A parceria do futuro

No dinâmico e incessante mundo dos negócios, onde a mudança é a única constante, a excelência ultrapassa as competências técnicas e abrange a capacidade de compreender, gerir e utilizar emoções de forma eficaz.

O super poder das competências na atração do talento

No dinâmico cenário do mercado de trabalho atual, é essencial adaptarmo-nos às mudanças e inovações que surgem constantemente. Desta forma, uma das tendências mais marcantes é a crescente valorização das soft skills dos candidatos em detrimento das hard skills, este conceito tem vindo a alterar-se ao longo do tempo.