Colaboradores querem retomar convívio na hora de almoço, afirma inquérito

Uma pesquisa efetuada pela EatTasty revela alguns dados sobre o impacto da pandemia na motivação das equipas e a importância da pausa de almoço no ambiente corporativo.

Com o objetivo de perceber de que forma a Covid-19 está a impactar a cultura das empresas, a EatTasty, plataforma portuguesa de confeção e entrega de refeições criada em 2016 , desenvolveu um estudo para antecipar as mudanças a que se vai assistir no local de trabalho, tendo como pano de fundo a hora da refeição.

O 2020 EatTasty Report, feito em parceria com a Zomato, recolheu mais de mil respostas a nível nacional e reuniu testemunhos de algumas empresas pioneiras na sua abordagem que fazem à cultura organizacional.

Os dados recolhidos indicam que em contexto laboral, “as pausas para almoço são essenciais para a motivação dos colaboradores, sendo na informalidade do convívio em torno de uma mesa, seja ela virtual ou não, que se assegura a partilha de valores”, destaca a pesquisa.

Revela ainda que antes da pandemia, 80% dos inquiridos passava a hora de almoço a conviver com os colegas e que, apesar das restrições impostas pelo distanciamento social, 47% afirma querer manter esta prática. No entanto, 23% dos inquiridos confessa não saber em que moldes o fará.

A propósito destas conclusões, Rui Costa, cofundador da EatTasty, salienta “a comida é uma importante cola social. A hora de almoço é muito mais do que aquilo que comemos. Este estudo vem demonstrar como os momentos de refeição em equipa são uma maneira poderosa de construir a cultura de uma empresa”. Este profissional refere, ainda, que “perante a conjuntura atual, torna-se ainda mais relevante para as empresas apostar na cultura. Física ou virtualmente, importa criar as condições para que as equipas interajam na sua hora de almoço e permaneçam próximas, ainda que mais distantes do que no pré-pandemia”.

O estudo consolidou a importância da comida durante o período de confinamento, mantendo as pessoas ligadas a um sentido de rotina, já que as refeições ajudam a marcar o ritmo dos dias. Constata-se, assim, que o efeito de união associado às refeições também se estende ao ambiente corporativo, destaca a EatTasty.

Comentários

Artigos Relacionados