Coimbra recebe desafio de tecnologia de dimensão internacional

O CoimbraTech Challenge é uma iniciativa internacional de start-ups da cidade de Coimbra, do Instituto Pedro Nunes (IPN) e a Impact Portugal. Decorre de 15 a 19 de junho.
Numa colaboração com o Instituto Pedro Nunes (IPN) e a Impact Portugal, Coimbra anunciou hoje o primeiro grupo de participantes no CoimbraTech Challenge, uma iniciativa internacional de start-ups marcado para o período entre 15 a 19 de junho de 2025. “Este desafio simboliza o compromisso da nossa cidade em criar pontes globais, atrair e acolher as start-ups mais promissoras do mundo no coração de Portugal”, afirmou José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
Assim, durante cinco dias, a cidade irá fortalecer a sua posição como um “centro de excelência competitivo para a inovação sustentável, deep tech e empreendedorismo internacional”. O CoimbraTech Challenge serve como uma plataforma de soft-landing para empresas em fase inicial com ambições de expansão para a Europa e outros mercados. As start-ups participantes são de diferentes setores de atividade, desde mobilidade, energia limpa, saúde digital, tecnologia climática, materiais sustentáveis, IA, telecomunicações ou blockchain.
O Challenge é apoiado por uma rede de empresas e organizações públicas e privadas (incluindo o Grupo Brisa, Morais Leitão, Semapa, Santander e Grupo Visabeira), e oferece aos participantes selecionados viagem e alojamento, acesso VIP a decisores, reuniões com investidores selecionados e mentoria personalizada de especialistas internacionais — bem como benefícios de soft-landing para auxiliar na transição.
João Gabriel Silva, presidente da Direção do IPN, salientou que “isto é mais do que uma competição: é um catalisador de ideias que pode elevar o melhor da engenhosidade portuguesa em cooperação com outros inovadores globais para ter impacto internacional”.
Esta iniciativa marca também a estreia pública da Baixinova – a primeira aldeia de inovação integrada em Portugal. No próximo ano, a Baixinova irá introduzir outras iniciativas, incluindo um fundo de capital de risco centrado em Coimbra, um clube colaborativo e um espaço de trabalho para start-ups, bem como programas estratégicos de residência e co-living para fundadores.
Os fundadores vão participar numa agenda diversificada e que inclui sessões privadas de apresentação de propostas, aprofundamento do ecossistema, discussões sobre políticas e uma Pitch Night (17 de junho), uma noite exclusiva concebida para ligar líderes de inovação, investidores e promotores.
O CoimbraTech Challenge reúne fundadores, investidores, decisores políticos e líderes para uma experiência de uma semana de colaboração, crescimento e oportunidades.