Cisco lança fundo de mil milhões para investir em start-ups de IA

Cerca de 200 milhões de dólares (185 milhões de euros) do fundo de investimento da Cisco já foram investidos na Mistral AI, start-up francesa de ex-funcionários da Meta e do Google, na Scale AI, start-up de dados de IA, e na Cohere, start-up canadiana que desenvolve modelos de fundação para competir com a OpenAI.
A Cisco Investments, braço global de investimentos de risco corporativo da Cisco, lançou um fundo de mil milhões de dólares para reforçar o ecossistema de start-ups e expandir o desenvolvimento de soluções de IA seguras e confiáveis.
No âmbito do novo fundo, a Cisco já fez investimentos estratégicos nas start-ups Cohere, Mistral AI, ambas com uma avaliação de 5 mil milhões de dólares (4,63 mil milhões de euros) e na Scale AI, que está avaliada em 14 mil milhões de dólares (13 mil milhões de euros), para promover a preparação dos seus clientes para a IA e complementar a sua estratégia de inovação em IA. A empresa aplicou cerca de 200 milhões de dólares (185 milhões de euros) do fundo nestas empresas..
“Durante mais de 30 anos, a Cisco Investments investiu e estabeleceu parcerias com centenas de empresas para promover a inovação, tanto nas suas áreas estratégicas como em novos mercados. Os nossos investimentos recentes em empresas de IA generativa alinham-se perfeitamente com esta estratégia de longa data”, afirma Mark Patterson, Chief Strategy Officer da Cisco.
“Acreditamos que estamos bem posicionados para ser o melhor parceiro estratégico para os nossos clientes na era da IA, à medida que eles procuram desenvolver, proteger e potencializar a IA. Além de criar tecnologia essencial para conectar, proteger e potencializar a IA, a Cisco está comprometida em investir no ecossistema mais amplo de IA para atender de forma mais eficaz às necessidades de nossos clientes”, acrescenta o responsável.
Nos últimos anos a tecnológica norte-americana fez mais de 20 aquisições e investimentos focados em IA, reforçando os recursos de GenAI e Machine Learning e a integração de IA em todo o seu portfólio
Além destes investimentos, a Cisco irá também trabalhar com empresas de IA no desenvolvimento de produtos.