Chama-se Diana e é a nova assistente virtual da Defined.AI

A Defined.AI, fundada e liderada por Daniela Braga, apresentou no Web Summit a Diana, uma assistente virtual que interage com voz e texto, e que é capaz de compreender língua portuguesa de Portugal.

A Defined.ai apresentou a sua nova assistente virtual, a mais recente solução de IA Conversacional que já entende português (PT-PT) e que resulta do trabalho realizado no âmbito consórcio Accelerat.AI.

Durante o Web Summit, a Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai, anunciou numa conferência de imprensa que a scale-up lideraria o Accelerat.ai – um novo consórcio apoiado por um investimento de 34,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa acelerar a transformação digital dos setores público e privado em Portugal.

A Diana pretende mostrar o progresso do Accelerat.ai até agora, que foi criado para revolucionar a forma como as pessoas interagem com assistentes virtuais, e como esta proposta de solução nativa pode ser integrada em qualquer sistema público ou privado. O avatar utiliza tecnologias de IA de ponta para fornecer um serviço de assistência altamente personalizado, entre elas LLM (Large Language Model) baseado no Llama-2 (7B) da Meta, ASR (Automatic Speech Recognition) baseado no Whisper da OpenAI, estrutura de LM orchestration da LangChain, avatar da D-ID, e TTS (Text-To-Speach) da Microsoft

Sobre a apresentação da assistente virtual, Daniela Braga expressou o seu compromisso com a inovação e acessibilidade a produtos que reconhecem português (PT-PT): “estamos muito contentes por liderar a criação de soluções de IA que atendem às necessidades específicas do público português. A Diana é o primeiro chatbot que reconhece Português de Portugal, através da sua capacidade de Code Switching. Se lhe perguntar “DIANA, where can I eat Bacalhau à Brás in Lisbon?” ela entende perfeitamente.” Acrescenta ainda que este é “apenas o começo de um passo crucial para tornar a tecnologia de IA de alta qualidade acessível a uma variedade mais ampla de pessoas em todo o mundo”.

Manel Marco, Senior Director Engeneering & Product da Defined.ai, explorou a escolha da tecnologia utilizada para construir a assistente virtual, referindo que “em julho estabelecemos uma parceria com a Meta no lançamento do seu LLM de open-source – o Llama 2. Faz todo o sentido para nós demonstrarmos a nossa confiança no produto através da sua integração na Diana”.

Durante o primeiro trimestre deste primeiro ano de operações do Accelerat.ai, a Defined.ai focou os seus esforços na definição da estrutura do projeto, apresentando o primeiro protótipo em maio. Protótipo esse desenvolvido para a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, em parceria com a Microsoft e a DareData Engeneering, que resultou num chatbot com um avatar realista que reconhece e reproduz texto e voz para responder às perguntas dos cidadãos sobre a Chave Móvel Digital.

Durante a segunda metade do ano, a análise do parecer dos vários parceiros e stakeholders permitiu aprimorar aqueles que serão os próximos passos do projeto.

Comentários

Artigos Relacionados