Challenge U vai apoiar jovens com ideias que ajudem a resolver problemas sociais
O Challenge U, organizado no âmbito do Portugal Empreende 4.0, pretende que os projetos vencedores resultem em novas empresas ou sejam incorporados em start-ups e negócios já existentes no ecossistema tecnológico português. Inscrições decorrem até 15 de março.
Estão abertas, até ao dia 15 março, as candidaturas ao Challenge U, um concurso nacional destinado a jovens com ideias empreendedoras. Esta iniciativa, organizada no âmbito do projeto Portugal Empreende 4.0, desafia estudantes universitários, recém-graduados e jovens investigadores a desenvolver soluções inovadoras para resolver problemas sociais nas áreas da Sustentabilidade, Transição Digital e Inovação Tecnológica.
Os candidatos selecionados vão ser premiados com uma bolsa de mérito e vão receber um conjunto de apoios para concretizar as ideias propostas. Em concreto, os jovens poderão beneficiar de acesso gratuito a mentoria, coaching em Gestão e Marketing, capacitação em áreas tecnológicas e de inovação críticas para o negócio proposto; e incubação em estruturas científicas. O objetivo é que os projetos vencedores resultem em novas empresas ou sejam incorporados em startups e negócios já existentes no ecossistema tecnológico português.
“O impacto que o ecossistema tecnológico tem tido na realidade empresarial nacional é inegável e, tendo essa realidade em consideração, estamos a criar uma estrutura de apoio que permita que jovens empreendedores possam dar o primeiro passo nos seus percursos profissionais e comecem a desenhar o que poderá ser uma empresa de sucesso”, revela Alexandre Rios, presidente da direção da PortusPark – Rede de Parques de Ciência e Tecnologia da Região Norte de Portugal -, uma das entidades promotoras do Portugal Empreende 4.0, citado em comunicado.
Alexandre Rios adianta ainda que “esta é uma das atividades âncora do projeto Portugal Empreende 4.0 e que pretende deixar novas ideias e futuras empresas em desenvolvimento, tendo como base este desafio”. “Contribuir para o futuro dos empreendedores nacionais é a missão do Portugal Empreende 4.0 e faz parte da sua visão desde o primeiro dia”, afirma
Os projetos vão ser avaliados por um conjunto de especialistas que vão considerar critérios como a proposta de valor da ideia, a rede de parcerias a construir, as vantagens competitivas, o modelo de negócio e o potencial de crescimento da solução.
Os vencedores vão ser conhecidos durante a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, (dinamizada igualmente no âmbito do Portugal Empreende 4.0, em parceria com a Fundação da Juventude), a realizar no edifício da Alfândega do Porto, em data ainda a definir.
O formulário de inscrição para o concurso, assim como o regulamento da iniciativa, podem ser consultados através do site ptempreende40.pt.