Católica Porto retoma pós-graduação em Direito e Tecnologia

Inteligência artificial, cibercrime e direito laboral são temas em destaque na 3.ª edição da pós-graduação em Direito e Tecnologia, da Católica Porto.

A Católica Porto, concretamente através da sua Faculdade de Direito, está a preparar o lançamento da sua 3.ª edição da Pós-graduação em Direito e Tecnologia. Uma formação online que aborda temas como inteligência artificial, robótica, comércio eletrónico, mas também cibercrime e prova digital, passando pelo direito laboral e tecnologia e pela tributação digital. É assim que a Faculdade de Direito da Católica Porto apresenta a 3.ª edição da pós-graduação que vai iniciar no próximo mês de março, uma iniciativa que tem como objetivo dar resposta a uma necessidade de formação neste domínio multidisciplinar e que “permite uma visão abrangente sobre áreas de interseção entre o direito e a tecnologia”.

Destinada particularmente a advogados, juízes, solicitadores, notários, juristas em geral, gestores e consultores, a formação, exclusivamente online, terá a duração de 154 horas letivas asseguradas por académicos portugueses e estrangeiros, e profissionais com experiência relevante nas diferentes áreas temáticas abordadas.

Pedro Freitas, coordenador da pós-graduação, salienta que “a hiperespecialização académica e profissional, tão caraterística do nosso mundo, leva a que os operadores judiciários, preparados quase que exclusivamente para as tarefas de leitura e interpretação da lei, não disponham, em regra, das capacidades técnicas e académicas para a compreensão do horizonte material que cada um dos termos técnicos relacionados com novas tecnologias implica na vida prática”.

Por isso, acrescenta, “atendendo à crescente e permanente transmutação trazida pela tecnologia às mais diversas atividades humanas, é desejável, se não mesmo imperativo, que se proceda a uma reanálise e (eventual) reconfiguração dos cânones jurídicos tradicionais”.

Comentários

Artigos Relacionados