Cascais recebe cimeira sobre futuro da política e pretende inspirar jovens líderes portugueses

Evento realiza-se entre 30 de setembro e 1 de outubro e foi organizado pela autarquia em conjunto com a Advanced Leadership Foundation e a revista internacional Político. Iniciativa inclui a assinatura de uma declaração sobre boas práticas políticas e contras fake news.

A primeira Cimeira do Futuro da Política, que decorrerá na Nova SBE, em Carcavelos, vai reunir cerca de 30 líderes políticos – entre os quais, atuais e antigos Chefes de Estado e de Governo -, empresariais e representantes da sociedade civil de mais de 15 países, interessados em encontrar soluções novas e criativas para temas que vão desde a ética e transparência à crise climática, aos impactos da automatização e da inteligência artificial no futuro do trabalho e ao combate à desinformação (fake news).

Entre os participantes estarão o ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, o antigo presidente da Eslovénia, Danilo Türk, a antiga candidata à presidência de França, Ségolêne Royal, a presidente e cofundadora da Oceans 2050, Alexandra Cousteau,  a referência dos movimentos jovens libertários da América Latina e ex-diretora do Movimento Cívico Nacional da Guatemala, Gloria Alvarez,  o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, entre outras personalidades.

Jorge Brown, vice-presidente da Advanced Leadership Foundation (ALF), uma organização internacional sem fins lucrativos que trouxe Barack Obama e Al Gore a Portugal, em 2018 e 2019, respetivamente, assegura que “a Cimeira de Cascais sobre o Futuro da Política vem preencher uma lacuna no debate de temas políticos relevantes para o futuro do Planeta. Existem diversos fóruns mundiais no domínio da economia e do ambiente ou do clima, mas não havia uma cimeira não-governamental que reunisse personalidades internacionais, de um espetro ideológico tão diverso, para encontrar soluções para os problemas mais prementes da atualidade”.

Jorge Brown destaca ainda a intenção de promover os “líderes de amanhã e proporcionar-lhes as ferramentas para mobilizar as comunidades em torno do debate de problemas atuais e futuros, como o agravamento das desigualdades e da exclusão, a defesa da consolidação dos modelos democráticos, entre outros”.

Inspirar e formar 300 jovens líderes portuguese
A cimeira pretende também inspirar e formar 300 jovens líderes portugueses, empenhados em tornar-se agentes de mudança nas suas comunidades locais. A ALF está a selecionar 300 líderes que vão participar ativamente na Cimeira e assumir o compromisso de realizar pelo menos 10 iniciativas (físicas ou virtuais), para promover ideias em torno do desenvolvimento sustentável (novos modelos de política, etc.). Desta forma, serão realizados pelo menos 3 mil eventos que a ALF espera que venham a mobilizar cerca de 300 mil pessoas em todo o país.

A Cimeira do Futuro da Política terá como marco histórico a assinatura da “Declaração de Cascais para a Política Ética”, um mecanismo de colaboração internacional em que os participantes se comprometem a respeitar um conjunto de regras de boa conduta política e ética.

Comentários

Artigos Relacionados