Casa do Impacto premeia quatro start-ups no Santa Casa Challenge

Foram selecionadas as start-ups vencedoras da 7.ª edição do concurso de inovação social Santa Casa Challenge. AirCO2, Hephaesnus, GrowIn e Beebio foram as premiadas.
A 7.ª edição do concurso Santa Casa Challenge, uma iniciativa anual de inovação social digital desenvolvida sob um dos quatro principais eixos de atuação da Casa do Impacto, o investimento, já encontrou os vencedores deste ano. Do total de 50 candidaturas, e entre os 10 projetos selecionados, a escolha do júri recaiu em quatro start-ups. A saber: AirCO2, Hephaesnus, GrowIn e Beebio que responderam ao tema os “novos desafios na educação e no trabalho para a transição digital e alterações climáticas”.
O primeiro lugar foi atribuído à AirCO2, uma solução chave-na-mão que permite calcular, compensar e reduzir a pegada de carbono de empresas e organizações, através de uma tecnologia inovadora de inteligência artificial, em tempo real e de forma automática. O segundo foi para a Hephaesnus, com uma proposta que tem como objetivo prevenir e aumentar a eficiência do combate a incêndios florestais, através de um dispositivo de prevenção e um projétil de combate à distância.
Já o terceiro lugar foi partilhado pela GrowIn e pela Beebio. A primeira consiste num sistema autónomo para produção agrícola em espaços urbanos, que usa sensores, inteligência artificial, e alertas para momentos importantes do ciclo de vida da produção. Já a edtech Beebio é uma ferramenta de ensino híbrido, apoiada na tecnologia, que visa melhorar a experiência de aprendizagem de matérias de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Os projetos vencedores terão presença garantida na Web Summit 2022. Além disso, os dois primeiros projetos terão também incubação gratuita no hub de empreendedorismo de impacto social e ambiental e o primeiro lugar um prémio de 15 mil euros para o desenvolvimento do projeto.
O júri que elegeu as start-ups vencedoras desta 7.ª edição foi composto por Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, Filipa Sacadura, secretária-geral da Lisboa E-nova; João Meneses, secretário-geral do BCSD Portugal; Ricardo Lima, Head of startups da Web Summit e Sérgio Ribeiro, fundador e CEO da Planetiers World Gathering.
Recorde-se que o Santa Casa Challenge pretende dar apoio financeiro e não financeiro a iniciativas e projetos de impacto social e ambiental, e premiar soluções tecnológicas inovadoras, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ODS 2030).