Capital privado na saúde atinge valor recorde de 191 mil milhões de dólares em 2025
O capital privado na saúde bateu recordes em 2025, com transações a 191 mil milhões de dólares (163 mil milhões de euros) e forte crescimento na Europa, impulsionado por grandes negócios acima de mil milhões, segundo novo estudo.
O capital privado global na área da saúde atingiu um novo recorde em 2025, com um valor estimado de 191 mil milhões de dólares (163 mil milhões de euros) em transações, superando o pico anterior de 2021. Este valor foi impulsionado por um forte aumento nas transações superiores a mil milhões de dólares e compensou a desaceleração do segundo trimestre na América do Norte e na Ásia-Pacífico resultante das tarifas. A conclusão é do “Global Healthcare Private Equity Report 2026″, da Bain & Company.
Segundo o estudo, o volume de transações foi igualmente robusto, com os investidores a anunciarem 445 aquisições, o segundo maior número já registado. O valor de saída também voltou a subir para 156 mil milhões de dólares (cerca de 133 mil milhões de euros) , o segundo maior valor já registado, que contrasta com os 54 mil milhões de dólares (o equivalente a 46 mil milhões de euros) de 2024, num contexto em que as transações entre patrocinadores (sponsor-to-sponsor deals) recuperaram das quebras pós-pandemia.
“O capital privado no setor da saúde apresentou um desempenho recorde no ano passado, com um aumento significativo nas grandes transações e no número de transações a todos os níveis, lideradas pelos segmentos biofarmacêutico e de prestadores de serviços, impulsionados pela atividade de TI na área da saúde”, afirmou Álvaro Pires, sócio da Bain & Company. “O cenário está pronto para um 2026 ativo, devido aos altos níveis de capital disponível e a um crescente conjunto de ativos pertencentes a patrocinadores que estão a chegar ao fim da vida útil dos seus fundos.
O relatório avança ainda que, após uma desaceleração em 2023 e 2024, os negócios entre patrocinadores continuam a crescer como um tipo de negócio de aquisição, sinalizando a força do mercado de capital privado na área da saúde. Tanto o volume como o valor atingiram níveis recorde em 2025, com mais de 150 negócios entre patrocinadores previstos e um valor estimado superior a 120 mil milhões de dólares.
A Bain também observou um valor médio mais elevado dos negócios, com mais de 30 negócios entre patrocinadores a exceder mil milhões de dólares em 2025, um aumento acentuado em relação aos oito negócios com estas características registados em 2024. Além disso, os negócios de público para privados e as cisões continuam a apresentar caminhos alternativos para os investidores, uma vez que ambos têm crescido em termos absolutos desde 2023.
O crescimento global foi impulsionado pela atividade sustentada da Europa, bem como pelo ressurgimento na América do Norte e na Ásia-Pacífico após recuos relacionados com tarifas no segundo trimestre nessas regiões. O volume global de negócios aumentou 39% do segundo para o terceiro trimestre, e o segundo semestre terminou com um aumento estimado de 7% em relação ao primeiro.
Na Europa, o valor das transações prepara-se para duplicar face ao ano anterior, para um valor estimado de $59 mil milhões. O setor biofarmacêutico impulsionou esse aumento, representando as cinco maiores transações da região, que correspondem a 65% do valor total das transações, diz o relatório.
Ainda de acordo com o estudo, as atividades de grande capitalização ressurgiram, refletidas em cerca de 15 transações que ultrapassaram mil milhões de dólares em 2025, em comparação com apenas três e quatro transações que ultrapassaram esse valor em 2023 e 2024, respetivamente.
O número de transações também cresceu, superando o recorde de 2024 e prolongando a tendência ascendente iniciada em 2022. A atividade de saída também aumentou substancialmente, para cerca de $53 mil milhões, após uma queda acentuada em 2024, liderada por grandes transações entre patrocinadores.








