Conheça as profissões que melhor se encaixam nas aptidões mais comuns

O conhecimento das aptidões ou talentos inatos pode ser uma ferramenta poderosa quando se encontra um trabalho de que se gosta, defende a Adecco Portugal, que traça o perfil base das aptidões naturais mais comuns e de algumas das profissões que lhe estão associadas.
Quando as aptidões inatas são desenvolvidas traduzem-se em competências fortes que poderão ser uma mais-valia para determinadas posições no mundo laboral, afirma a Adecco Portugal. Tendo em conta esta premissa, a empresa sugere que os candidatos a uma nova posição e empregadores estejam atentos porque essa pode ser a “pedra-de-toque” que dita o sucesso do desempenho profissional numa determinada função.
Reconheça as aptidões mais comuns e as profissões que melhor se encaixam, segundo a Adecco Portugal.
1. Proficiência linguística
A proficiência linguística é a capacidade de aprender facilmente uma língua estrangeira. Se tiver esta aptidão, poderá achar mais fácil aprender a estrutura de uma nova língua e memorizar palavras e frases rapidamente. Também se pode distinguir na aprendizagem da leitura e da escrita numa nova língua.
Profissões compatíveis: linguista, tradutor, professor de línguas, tradutor-Intérprete.
2. Aptidão STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática)
STEM abrange uma vasta gama de competências nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Se tiver uma aptidão num campo STEM, poderá destacar-se na resolução de problemas matemáticos. Também pode achar a biologia ou a química mais simples do que outras, ou pode achar fácil a adaptação às novas tecnologias.
Profissões compatíveis: engenheiros de diversas especialidades, investigadores científicos, software developer.
3. Aptidão artística
Pode revelar-se como uma sensibilidade natural que combina os vários sentidos humanos e pode combinar outro tipo de aptidões, caso da aptidão espacial nos artistas gráficos, física, nos dançarinos, ou linguística, no caso dos escritores.
Profissões compatíveis: designer gráfico, artista plástico, designer de interiores, designer de moda, músico.
4. Aptidão física
A aptidão física é uma capacidade física natural. Pode ter vários tipos de aptidão física, tais como excelente coordenação mãos-olhos, força ou agilidade.
Profissões compatíveis: atleta, carpinteiro, soldador, cirurgião, massagista, fisioterapeuta, professor de educação física.
5. Aptidão organizativa
A competência organizativa implica a capacidade de organizar e operar eficientemente. Se tiver esta competência, poderá gostar de planear viagens de trabalho e criar diapositivos para uma apresentação. Poderá achar agradável organizar e priorizar tarefas e dados no trabalho.
Profissões compatíveis: gestores de projetos, independentemente da sua área de formação, técnicos de marketing, editores de publicações.
6. Aptidão espacial
É a capacidade natural para compreender a relação espacial entre objetos. Se possuir esta capacidade, é provável que seja um pensador visual que consiga facilmente imaginar ou criar modelos 3D.
Profissões compatíveis: Arquiteto, engenheiro civil, engenheiro mecânico.
7. Aptidão lógica
A aptidão lógica é a capacidade de examinar o trabalho e encontrar soluções lógicas para os problemas. Se tivermos uma aptidão lógica, podemos processar informação de forma eficiente e tirar uma conclusão baseada em factos.
Profissões compatíveis: criminologista, analista de dados, consultor de marketing.
Como destacar as suas aptidões?
As aptidões podem ajudá-lo a destacar-se perante um potencial empregador. As aptidões podem ser acrescentadas à secção de competências do curriculum vitae. Se possível, deve enumerar as competências relevantes a partir da descrição de funções. É importante manter a lista de competências concisa para que seja fácil de identificar, aconselha a Adecco Portugal. Os gestores de recursos humanos devem ser capazes de olhar para as aptidões e determinar rapidamente se o candidato tem as competências de que necessita para determinada posição.
A carta de apresentação é mais uma oportunidade para destacar as suas aptidões. Depois do entusiasmo que deve ser exposto na introdução da carta de apresentação para a posição a que se candidata, deve escrever sobre o seu percurso até à data. É neste contexto que deve eleger, por exemplo, duas competências/aptidões que fazem de si um forte candidato para a posição em causa. Demonstre como as suas aptidões foram bem-sucedidas no passado, sugere a empresa.
As aptidões também podem ser evidenciadas durante as entrevistas de emprego. Muitas das perguntas que um entrevistador faz destacam os seus pontos fortes e como estes têm sido aplicados e desenvolvidos ao longo do percurso profissional. Por exemplo, se um entrevistador perguntar: “Quais são os seus pontos fortes?”, pode escolher uma das aptidões e explicar como é que isso beneficia o seu estilo de trabalho.