Bynd Venture Capital promove webinar sobre mercado espanhol
Quais os passos para expandir um negócio a nível ibérico? O webinar da Bynd Venture Capital junta investidores, advogados e empreendedores para dar algumas pistas sobre a melhor forma de o fazer.
“Best Practices to enter in Spain” é a designação do webinar aberto ao público que a Bynd Venture Capital está a preparar para o dia 6 de abril, para ajudar os empreendedores nacionais interessados em expandir os seus negócios para o país vizinho. A iniciativa junta a sociedade portuguesa de gestão de capital de risco com a firma espanhola de advogados You & Law e, ainda, os investidores da Kibo Ventures e as start-ups Zaask e Casafari num evento virtual que vai procurar abordar os principais passos que qualquer empreendedor não deve descurar para entrar no mercado espanhol.
O webinar pretende debruçar-se sobre o caminho que os negócios portugueses podem seguir para aumentar a sua pegada ibérica, através da reflexão sobre o ecossistema tecnológico e de investimento ibéricos, bem como uma análise detalhada dos tipos de investimento das duas regiões, frisou a Bynd VC em comunicado.
Desta forma, e no que concerne aos aspetos legais de abrir uma empresa em Espanha, a firma espanhola You & Law dará o seu contributo no esclarecimento de algumas questões que uma empresa estrangeira deve ter em conta, devido às especificidades legislativas do país. Por exemplo, os diferentes tipos de sociedades, os custos associados, prazos, incentivos fiscais ou impostos.
O webinar “Best Practices to enter in Spain” terá também uma mesa-redonda durante a qual será partilhada a perspetiva de fundadores e investidores, entre os quais estão nomes como Javier Torremocha (partner da Kibo Ventures), Luís Pedro Martins (CEO da Zaask) e Nils Henning (CEO da Casafari).
Serão abordados tópicos como as diferenças entre os dois mercados ao nível de regulação e burocracia, o comportamento do consumidor e os padrões de consumo, o custo de aquisição de clientes ou o potencial de escalabilidade dentro do país.
A propósito desta iniciativa, Francisco Ferreira Pinto, partner da Bynd VC, lembra que “Espanha é um mercado estratégico para a Bynd VC, o que já se traduziu em oito investimentos em start-ups espanholas”. Por isso, acrescenta, “desenvolver esta sessão foi um passo muito natural e que tem como objetivo criar um momento único de partilha de conhecimento entre alguns players relevantes dos ecossistemas português e espanhol. (…). Queremos promover o diálogo e apoiar a empresas portuguesas que estejam à procura de expandir horizontes a nível ibérico”.