Business Angels apontam falhas ao OE por não apostar no investimento privado em start-ups
A FNABA e a APBA alertam para o facto do Orçamento de Estado para 2021 não apostar na promoção do investimento privado em start-ups e PME e avançaram com algumas propostas ao Governo.
Por entenderem que o Orçamento de Estado (OE) para 2021 peca pela ausência de medidas de promoção do investimento privado, a Federação Nacional de Associações de Business Angels (FNABA) e a Associação Portuguesa de Business Angels (ABPA) apresentaram ao Governo um conjunto de propostas que visam estimular o investimento privado em start-ups e PME, contribuindo, desta forma, para a criação de emprego, o aumento das exportações e a competitividade, objetivos especialmente relevantes no atual contexto, afirmam.
As duas associações revelaram que foram sugeridas medidas de simplificação legislativa e de natureza fiscal que não implicavam qualquer impacto financeiro nos orçamentos de 2021 e 2022.
Pedro Bandeira, presidente da FNABA, e João Trigo da Roza, presidente da APBA, afirmam que “as medidas conjuntas apresentadas estão alinhadas com as melhores práticas internacionais e, sem elas, corremos o sério risco de que a maioria do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e do reconhecimento que vem sendo alcançado pelas start-ups e PME portuguesas nos últimos anos possa, num ápice, ser totalmente desperdiçado” e que “a responsabilidade não poderá ser apenas atribuída aos efeitos da COVID-19”.
Os representantes dos business angels, defendem que as start-ups e as PME são as entidades responsáveis pelo reconhecimento internacional de Portugal no âmbito da inovação e empreendedorismo, sendo também responsáveis pela maioria dos postos de trabalho altamente qualificados criados nos últimos anos.
Por isso, entendem que a falta de incentivo ao investimento privado nas mesmas e a consequente estagnação do setor terá um impacto extremamente negativo na economia, uma vez que estas empresas não são, usualmente, apoiadas pelos meios tradicionais de financiamento.








