Lisboa recebe primeiro evento internacional dedicado a business angels
É já na próxima semana, entre os dias 13 e 14 de dezembro, que Lisboa vai receber, pela primeira vez, os melhores business angels e venture capitalists europeus.
O Business Angel Summit promete proporcionar – a atuais e aspirantes investidores – o conhecimento e as boas práticas necessárias para investir em start-ups e empresas de forma eficiente e com qualidade.
O evento, organizado pela Beta-i e pela Federação Nacional de Associações de Business Angels (FNABA), nasceu do legado das últimas 10 edições do congresso nacional organizado por este último grupo de investidores. Neste, vão estar em foco as estratégias e oportunidades de investimento no ecossistema.
Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i, explica em comunicado que “o primeiro dia da Business Angel Summit, impulsionado pela Beta-i, terá uma vertente muito prática e educativa. Investir em start-ups e empresas de forma eficaz e eficiente não é inato, é uma ciência que se aprende e se recicla. Por isso, além de apoiarmos as start-ups no crescimento dos seus negócios, pretendemos também capacitar atuais e aspirantes business angels e venture capitalists a criar a sua filosofia de investimento, a serem bem-sucedidos e promover uma maior cultura de coinvestimento”.
O primeiro dia do evento – que decorrerá no Palacete Bensaude – vai contar com a Investors Academy, um programa sobre investimento estruturado em start-ups, onde os participantes terão a oportunidade de aprender com vários investidores experientes, tais como Jessica Stacey (Bethnal Green Ventures), Jacqueline Holmes (Midori Management), Luís Roquette Geraldes (Morais Leitão, Galvão), Orson Stadler (Mustard Seed VC), Marta Palmeiro (Pier Partners), Laura González-Estéfani (The Venture City) e Urmas Peiker (Funderbeam).
O dia 13 terminará com uma edição das Fuckup Nights, um momento dedicado à partilha de falhanços e à sua importância no processo de aprendizagem. Este espaço será utilizado por três investidores que vão partilhar algumas histórias sobre os seus falhanços.
O dia seguinte decorre no Auditório do IAPMEI, onde se realizarão uma série de painéis sobre o ecossistema nacional e estratégias de investimento. Gonzalo Tradacete (Faraday Venture Partners), Andrés Areitio (The Venture City), Jessica Stacey (Bethanl Green Ventures), Orson Stadler (Mustard Seed VC), Chitra Stern (Portugal IN), Pedro Falcão (LC Ventures), José Basílio Simões (Vegaventures), Ana Paula Reis, (Busy Angels), e Pedro Bandeira, fundador da REDAngels e presidente da FNABA, são apenas alguns nomes conhecidos que vão subir ao palco.
Pedro Bandeira esclarece que a crescente atividade dos business angels exigia um espaço próprio de partilha e discussão para este tipo de investidores nacionais e estrangeiros. Foi desta forma que surgiu, “por conjugação de esforços de várias entidades, o Business Angel Summit, um evento que visa mostrar o melhor que se faz em Portugal e no estrangeiro e discutir caminhos que levem ao desenvolvimento, profissionalização e cooperação dos Business Angels em Portugal”.
Agenda:
13 de dezembro
10h – 17h Investors Academy
18h – 20h Fuckup Nights
14 de dezembro
10h – 12h Business Angel Summit
12h00 – 13h15 Lisbon Challenge Demo Day
14h45 – 17h30 Business Angel Summit
Os bilhetes podem ser adquiridos através do Eventbrite. Mais informações no site oficial.