Brasileira que começou a produzir tapetes em casa fatura 900 mil reais por mês

Ana Lúcia Luz começou por vender tapetes em casa e hoje lidera um grupo que detém três marcas de objetos de decoração. Da produção manual passou para as encomendas a países como Índia e Estados Unidos.

Apaixonada por arte, Ana Lúcia Luz, de 66 anos, começou a trabalhar com um tear manual na produção de tapetes rústicos, em 1988, em São Paulo. Aos poucos, o que era um hobby passou a ser um negócio.

Hoje, a empreendedora está à frente do Studio Trama, juntamente com o marido, o filho e a nora. O grupo detém as marcas Aroeira, Greenleaf e Emporium A, direcionadas para a decoração da casa.

O Studio Trama fatura cerca de 900 mil reais (cerca de 248 mil euros) por mês. “Esperamos aumentar a faturação da loja de 120 mil reais mensais [cerca de 33 mil euros]  para 200 mil reais [cerca de 55 mil euros]”, conta Luís Felipe, filho de Ana Lúcia, que hoje está à frente dos negócios.

Segundo a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a história começou há duas décadas. Ana Lúcia produzia tapetes, mas viu que os produtos tinham potencial. Em 1991, a família deixou São Paulo para ir viver para Santa Catarina e os planos de expansão começaram a acontecer. “Eu e meu marido voltamos à antiga casa dos meus pais, no Balneário, onde abrimos uma loja de artigos para casa”, conta.

A loja Emporium A, que na época se chamava Aroeira, vendia tapetes artesanais. “Passado algum tempo, o espaço ficou pequeno para o negócio e passámos a loja para outro endereço. Hoje já estamos na terceira casa”, diz. Na nova loja, foram investidos 500 mil reais (aproximadamente 138 mil euros).

Com a crescente procura, os tapetes deixaram de ser produzidos manualmente para passarem a ser encomendados a fabricantes na Índia e nos Estados Unidos. Hoje, a Emporium A comercializa desde os capachos da marca até artigos de cozinha, como as panelas Le Creuset.

Já a marca Aroeira produz e comercializa tapetes, que podem ser encontrados em mais de 1.100 pontos de venda que estão distribuídos pelo Brasil, nomeadamente em lojas de decoração e materiais de construção. O grupo tem ainda a representação exclusiva da Greenleaf, empresa norte-americana de aromatizantes.

As duas décadas de experiência atestam o sucesso da Studio Trama. O grupo acredita que o seu êxito é resultado do conhecimento do mercado, investimento em profissionais e na manutenção dos seus valores.

Comentários

Artigos Relacionados