Os carros voadores estão a chegar – conheça um dos mais promissores

Veja o vídeo daquele que parece ser um dos carros voadores mais promissores da atualidade. O Blackfly atinge velocidades de 100 km/h e já recebeu um certificado nos Estados Unidos.

Numa altura em que os grandes fabricantes automóveis estão a debater o futuro da indústria em terra, e em que ganha tração a tendência para ver os carros como um serviço, concretamente através do aluguer, ao invés de algo que se compra, algumas empresas pensam já no futuro do transporte privado pelo ar.

Neste contexto, empresas como a Uber, a Volvo e a Toyota estão a competir para ver quem consegue desenvolver o primeiro carro voador passível de ser comercializado e vendido às grandes massas.

Esta semana, a competição ficou ainda mais feroz quando a canadiana Opener divulgou o seu carro voador equipado com duas asas e oito sistemas de propulsão. O vídeo abaixo mostra o veículo, intitulado de BlackFly, totalmente funcional.

O Blackfly é uma amostra surpreendente do rumo que os veículos podem tomar caso este tipo de transporte seja adotado em larga escala.

Apesar de ter uma autonomia reduzida, dado que só é capaz de percorrer perto de 40 quilómetros, este veículo pode atingir velocidades de 100 km/h e as baterias demoram uns meros 30 minutos a estarem totalmente carregadas.

O veículo é anfíbio, o que significa que pode levantar voo e aterrar em qualquer tipo de terreno, incluindo água. Para além disto, este “carro voador” possui a funcionalidade de regressar a casa automaticamente, o que pode ser útil em viagens só de ida.

O controlo do Blackfly é feito com um simples joystick – que permite aos utilizadores escolher a direção em que se deslocam. A equipa da Opener afirma que não será preciso licença de piloto para conduzir o veículo, mas que os potenciais compradores terão de passar por algumas sessões de treino.

Apesar de ainda não ter um preço estipulado, a BBC avança que o valor rondará o mesmo do que um SUV, ou seja, tanto pode começar nos 20 mil euros como nos 40 mil.

Do ponto de vista financeiro, a Opener conta com o apoio monetário do cofundador da Google, Larry Page, que que também tem investido noutra start-up dedicada a veículos de transporte aéreo pessoal – a Kitty Hawk.

A corrida aos carros voadores está ao rubro, mas a Opener parece estar à frente da competição. De acordo com a informação partilhada pela empresa, o Blackfly não precisa de qualquer permissão especial para voar nos Estados Unidos e é o primeiro veículo do género a ser qualificado pelas entidades norte-americanas.

Comentários

Artigos Relacionados