Brasil: start-up de realidade aumentada ajuda proprietários a remodelar apartamentos
A InBuilt recebeu investimento da Yuny Incorporadora. A sua solução de realidade aumentada para smartphones já está disponível em mais 500 apartamentos no Brasil.
Já imaginou fazer um raio X do seu apartamento para saber exatamente qual é a parede que pode ser intervencionada? Essa é a proposta da InBuilt. A start-up brasileira de realidade aumentada para a construção civil anunciou ter recebido um investimento da Yuny Incorporadora.
A negociação entre a Yuny e a InBuilt decorria há mais de um ano, sendo liderada pela YunyLab, unidade de negócios responsável pelos projetos de inovação da incorporadora. Este é o primeiro investimento da Yuny numa start-up. “Foi um apoio para acelerar a InBuilt. Gostámos da ideia e percebemos que precisava de investimento para evoluir, além do MVP com agilidade e estabilidade”, explicou o diretor de inovação da Yuny, Rico Araújo.
A InBuilt foi lançada em 2019, ainda que o projeto tenha começado há três anos. O cofundador Felipe Toledo era arquiteto e pensou em recorrer à realidade aumentada para melhorar o manual do proprietário, documento técnico sobre a infraestrutura de cada apartamento. “Eu já tinha um mínimo produto viável funcional: uma aplicação no ar desenvolvida com capital próprio. Os passos que dava eram curtos. O investimento mudou o nosso ritmo para escala, incluindo a contratação de um banco de dados e de programadores”, afirma Toledo, citado pelo site brasileiro Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
O investimento da Yuny permitiu o lançamento do primeiro produto da InBuilt: uma aplicação de realidade aumentada para ajudar os proprietários de habitações a reformularem os seus apartamentos. O dono do imóvel consegue apontar o telemóvel para as paredes e verificar infraestruturas como cabos elétricos, canos de água, cubas e metais. “A realidade aumentada existe há algum tempo, mas o seu uso na construção civil está concentrado às ferramentas para arquitetos e engenheiros. Estamos a criar um uso mais simples, direcionado para o consumidor final”, diz o cofundador da InBuilt.
A solução da InBuilt pode ser comercializada tanto para a Yuny como para as outras construtoras. A aplicação já é usada em mais de 500 apartamentos, metade deles da Yuny.
A Yuny já criou mais de 70 empreendimentos residenciais, comerciais e corporativos em 24 anos.