Brasil: clientes da C&A podem trocar roupas usadas por créditos e comprar peças novas

Vender roupas usadas em bom estado e trocar por novas. É o objetivo de uma iniciativa que a C&A está a levar a cabo com a ajuda da Daz Roupaz, no Brasil. A ação permite a troca de roupas em segunda mão de qualquer marca por créditos para a aquisição de peças novas.
A empresa de pesquisa de mercado Euromonitor aponta a compra de roupas usadas como uma das dez maiores tendências para este ano. Se a sustentabilidade é a palavra de ordem, como podem as marcas de moda posicionar-se quando o tema são peças em segunda mão? Para a C&A, a estratégia foi unir-se à loja Daz Roupaz e incentivar a economia circular.
Em parceria com a loja DaZ Roupaz, a C&A abriu um quiosque na sua loja do Shopping Metrô Tatuapé, em São Paulo, no qual os clientes podem trocar roupas usadas de quaisquer marcas por créditos para adquirir peças novas.
“O objetivo é introduzir a retalhista na economia da moda circular, prolongar a vida das peças e democratizar a moda”, explica Gabriella Wollf, cofundadora da Daz Roupaz, citada pela Forbes.
Com a tecnologia do Vale Circular, desenvolvido e usado pela Daz Roupaz desde abril deste ano, as roupas usadas são avaliadas e convertidas em crédito de 40% sobre o valor de avaliação.
“Todos os tipos de peças serão compradas. Compramos peças atuais e em bom estado de todos os géneros, além de acessórios como bijuterias, bolsas e sapatos. Também compramos produtos de beleza, como maquiagens e perfumes, entre outros, desde que estejam no prazo de validade e em bom estado de conservação”, explicou Julia Wolff, cofundadora da Daz Roupaz, em entrevista à Exame Brasil.
As peças compradas serão distribuídas para venda nas lojas físicas da Daz e no site www.dazroupaz.com.br.
O sistema de curadoria da Daz Roupaz seleciona cerca de 20 mil peças por mês, vendidas nas suas duas unidades em São Paulo, em Pinheiros e no Itaim, e na loja de ecommerce lançada durante a pandemia, em 2020. O sucesso da Daz Roupaz chamou a atenção da C&A, que entrou em contacto com a loja para fechar a parceria.