Allianz Trade, Seresco e Navigator foram às compras este mês

Dos seguros, passando pela tecnologia e terminando no papel, o mês de fevereiro foi marcado por compras dentro e fora de Portugal. A Allianz Trade adquiriu a participação do BPI na COSEC, a espanhola Seresco reforçou o seu plano de expansão e comprou a portuguesa ELO e a Navigator foi às compras em Espanha, tornando-se na segunda maior produtora ibérica no papel tissue.

Seguradora Allianz Trade compra participação do BPI na COSEC
A Allianz Trade, líder mundial em seguro de crédito, vai adquirir uma participação de 50% na Cosec – a companhia líder em seguro de crédito em Portugal – ao Banco BPI. A Allianz Trade (Ex- Euler Hermes) já detém 50% da COSEC e, após a conclusão da operação, vai passar a deter 100% da empresa.

Além desta operação, a COSEC e o BPI vão renovar a sua parceria, assinando um novo acordo de distribuição no momento da conclusão da transação. Este novo acordo vai dar continuidade à parceria entre a Allianz Trade e o Banco BPI.

Fundada em 1969, mas desde 2007 sob uma parceria de capital entre Allianz e BPI, a Cosec ainda é, por conta e ordem do Estado Português, responsável pela cobertura e gestão dos riscos de crédito, caução e investimento, principalmente para países de risco mais agravado.

A seguradora é especializada em seguros de crédito e de caução, um mercado que valeram prémios anuais, em 2022, de 74,1 milhões de euros e 7,6 milhões de euros, respetivamente. No segmento crédito, a Cosec obteve 47% de quota de mercado em Portugal, competindo com as multinacionais espanholas, Atradius Crédit y Caución e CESCE e com a francesa Coface. No segmento Caução a Cosec liderou com 38,7% logo seguida pela seguradora espanhola e portuguesa Abarca.

A operação está ainda sujeita às aprovações regulamentares, incluindo em matéria de concorrência, e deverá estar concluída no primeiro semestre de 2023.

Sediada em Paris, a Allianz Trade está presente em 52 países com 5.500 trabalhadores. Em 2022, o volume de negócios consolidado foi de 3,3 mil milhões de euros e as transações comerciais globais seguradas representaram 1057 mil milhões de euros em exposição.

Espanhola Seresco compra 76,87% da portuguesa ELO-SI por 1,4 milhões
A espanhola Seresco reforçou o seu plano de expansão com a compra da maioria do capital da ELO-Sistemas de Informação, empresa sediada no Porto. A operação consistiu na compra de 76,87% da empresa portuguesa por 1,4 milhões de euros, anunciou a multinacional de origem espanhola.

O negócio, que prevê ainda a opção de compra dos restantes 23,13%, faz parte do seu plano de crescimento que tem como objetivo “duplicar o seu volume de negócios para 68,2 milhões de euros até 2025, alavancado em pilares como a sua recente incorporação no BME Growth, crescimento orgânico e inorgânico e projeção internacional”, detalhou a empresa especializada em soluções tecnológicas e transformação digital de empresas e organismos públicos, em comunicado.

A aquisição da ELO-SI, que soma mais de 600 clientes, vai permitir integrar a sua tecnologia e capacidades adjacentes na área estratégica de processamento de salários e recursos humanos, “para além de gerar potenciais sinergias com as outras divisões e benefícios para os mais de 1.500 clientes da Seresco”.

Para Carlos Suárez, CEO da Seresco, a recente aquisição “é um passo em frente muito importante não só para o nosso plano de crescimento inorgânico e expansão internacional, mas também para o nosso negócio, uma vez que dispõe de soluções proprietárias muito eficientes que vão otimizar os serviços que prestamos aos nossos clientes. Além disso, os seus valores de especialização, promoção de relações estáveis e o seu enfoque no serviço contínuo e na qualidade enquadram-se perfeitamente nas premissas que perseguimos na Seresco”.

Navigator compra empresa em Espanha e alarga em 50% produção de guardanapos e papel higiénico
A Navigator acordou a compra de uma empresa em Espanha que a vai tornar no segundo operador ibérico no negócio do tissue, utilizado para o fabrico de lenços de papel, rolos de cozinha ou papeis higiénicos.

O negócio consiste na aquisição pela Navigator, antiga Portucel, das ações da espanhola Gomà-Camps Consumer (GC Consumer), que tem também uma empresa em França.

A GC Consumer obteve um volume de vendas de 116 milhões de euros no ano passado, o que permitirá à Navigator registar um crescimento superior a 50% face ao volume de negócios que vem obtendo neste segmento de negócio, que se situa nos 200 milhões de euros anuais.

“A integração desta nova fábrica permitirá à Navigator posicionar-se como o segundo maior produtor ibérico de tissue, adicionando 35.000 toneladas de capacidade de produção anual de papel tissue, que passam a um total de 165.000 toneladas anuais, e aumentando a capacidade anual de converting [conversão da matéria-prima noutros produtos] em 60.000 toneladas, que passam assim para 180.000 toneladas anuais”, de acordo com a nota da companhia de pasta e papel que integra a Semapa.

Comentários

Artigos Relacionados