Braga recebeu 1.ª edição do Sciencepreneurs

A Startup Braga e o INL promoveram ontem a 1.ª edição do Sciencepreneurs. As start-ups Chemitek, Mag2Clean e Gripwise destacaram-se ao receber prémios no montante de cinco mil euros.

O Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL), em Braga, foi o local escolhido para a realização da primeira edição do Sciencepreneurs – Cientistas Empreendedores, um projeto que envolve a Startup Braga e o INL e que se realizou ontem.

Os oito finalistas dos programas de aceleração mais recentes do Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia e dos seus parceiros apresentaram os respetivos projetos de alta tecnologia com grande impacto, sob a forma de pitch, a um painel de especialistas. As start-ups Chemitek, Mag2Clean e Gripwise destacaram-se, tendo sido reconhecidas com prémios num montante até cinco mil euros.

Com o intuito de incentivar a formação de empresas, foram ainda distinguidas pelo CENTI, outro dos parceiros do programa, as start-ups SPM Nanosolutions Lda, Wisify Techsolutions, Lda e Chemitek Química Avançada, Lda.

“O Sciencepreneurs é um evento simbólico que demonstra a aposta estratégica do INL, em colaboração com uma vasta rede de parceiros entre os quais se destaca a Startup Braga, no empreendedorismo, cimentando a posição deste centro tecnológico como um incontornável dinamizador económico”, referiram as instituições em comunicado.

Além de reunir uma vasta comunidade de investidores, empresas e especialistas, o evento contou ainda com uma apresentação da Portugal Ventures sobre “Como aumentar o nível de disponibilidade de investimentos para start-ups científicas”.

A aplicação do potencial da nanotecnologia a várias indústrias, bem como o apoio a empreendedores de base científica, tem sido um dos grandes focos dos últimos quatro anos de atividade do INL, com uma programação regular de atividades e com uma colaboração simbiótica com a Startup Braga para a aceleração destes novos projetos, onde se enquadra esta iniciativa direcionada para os cientistas-empreendedores.

Comentários

Artigos Relacionados