Coca-Cola rende-se à IA para lançar um novo sabor

A gigante Coca-Cola utilizou inteligência artificial para lançar uma edição limitada, nas versões regular e zero.

“Um sabor futurista cocriado com inteligência humana e artificial”. É desta forma que a multinacional anunciou o refrigerante que acaba de apresentar ao mercado, a Coca-Cola Y3000. Trata-se de uma edição limitada com duas variedades – regular e zero (sem açúcar) – na produção da qual a tecnologia de inteligência artificial (IA) foi usada para desenvolver perfis de sabores e combinações. A multinacional explicou na imprensa internacional que o novo sabor foi desenvolvido em duas etapas.

Numa primeira fase, os investigadores da Coca-Cola analisaram e recolherem informações sobre quais as preferências e tendências de sabores, procurando perceber o que os consumidores esperavam do futuro da bebida. Depois toda a informação recolhida foi processada pelo sistema de inteligência artificial da multinacional para ajudar a desenvolver diferentes perfis combinações. Além desta vertente, a inteligência artificial também foi usada para desenvolver a embalagem futurística da nova bebida, uma embalagem mais fina, com um logotipo pixelado, cores cromadas e tons de roxo, rosa e azul.

Em comunicado, a marca salientou que com o lançamento da Coca-Cola Y3000 quer celebrar “a ideia de todos sobre como será o futuro”. Oana Vlad, diretora senior de estratégia global da Coca-Cola, afirmou que “com a ajuda da tecnologia alimentada por IA, a Coca-Cola Y3000 Zero Sugar imagina como poderá ser uma Coca-Cola do futuro e introduz experiências inovadoras para explorar o futuro”.

Paralelamente, para acompanhar esta edição limitada, a marca anunciou também o lançamento de uma coleção de roupa, iniciativa em que tem a parceria da marca de luxo Ambush.

Comentários

Artigos Relacionados