O Prémio Nacional de Inovação é uma iniciativa do BPI e da Claranet e tem como principal objetivo identificar e reconhecer projetos que contribuem para a inovação, e para a transformação digital das empresas em Portugal.

O BPI e a Claranet anunciam hoje o lançamento do Prémio Nacional de Inovação (PNI), uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Nova SBE na qualidade de knowledge partner e que pretende melhorar e promover a cultura da inovação em Portugal

A primeira edição do PNI está dividida em dois eixos: um relacionado com a dimensão da organização (grandes empresas, PME e Administração Pública) e outro relacionado com a temática da inovação, seja nos processos, tecnologias, ou noutros âmbitos de atuação das empresas.

Ao longo do primeiro semestre de 2023, as entidades promotoras do prémio irão realizar quatro eventos dedicados à inovação. Adicionalmente, será criada uma área de informação direcionada para a inovação e transformação digital, que será desenvolvida por uma equipa de jornalistas com uma ampla experiência nestas temáticas, cujo curador será Carlos Marçalo, ex-diretor do Semana Informática, informam as entidades organizadoras em comunicado.

Afonso Fuzeta Eça, diretor executivo do Centro de Excelência para a Inovação e Novos Negócios do BPI, refere que “o banco tem vindo a apostar no compromisso com a inovação em geral, e não apenas tecnológica, inspirando outros a fazer mais”. O responsável acrescenta ainda que um dos grandes objetivos desta iniciativa passa por “aumentar a consciencialização para a importância da dinâmica existente entre inovação, competitividade e crescimento do PIB.”

Já António Miguel Ferreira, managing diretor da Claranet Portugal, refere que “ao dar mais visibilidade a projetos de inovação, podemos incentivar mais organizações a prosseguir este caminho, um caminho que a própria Claranet Portugal tem vindo a fazer ao longo dos últimos 25 anos e que continuará a fazer, para contribuir para o ecossistema nacional.”

A Nova SBE é a entidade que assume o papel de knowledge partner do PNI. Pedro Brito, associate dean, defende que este prémio “representa uma oportunidade de disseminação de projetos aplicados em matérias de inovação e digitalização, que servem de inspiração para milhares de organizações em Portugal. Para a Nova SBE, esta iniciativa é uma oportunidade de continuar a promover culturas de inovação, junto da nossa comunidade de empresas, start-ups, alunos e docentes, e também de compreender melhor a correlação entre as práticas de gestão adotadas pelos candidatos ao prémio e o impacto efetivo nos seus negócios, nas suas pessoas e respetiva cadeia de valor.”

Comentários